Abri a portaApareciA mais bonitaSorriu pra mimNaquele instan...
Abri a porta
Apareci
A mais bonita
Sorriu pra mim
Naquele instante
Me convenci
O bom da vida
Vai prosseguir
Vai prosseguir
Vai dar pra lá do céu azul
Onde eu não sei
Lá onde a lei
Seja o amor
E usufruir do bem, do bom e do melhor
Seja comum
Pra qualquer um
Seja quem for
Abri a porta
Apareci
Isso é a vida
É a vida, sim
Disponível em: https://www.letras.mus.br/dominguinhos/357853/#album:quem-me-levara-sou-eu-1980.
Acesso em: 6 jun. 2023.
A letra da canção, além de apresentar a intenção comunicativa própria da poesia, faz referência à função da linguagem cuja meta é utilizar a mensagem centrada na primeira pessoa do discurso. Assinale a alternativa que explicita essa função.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta correta: C
Função expressiva/emotiva reflete à emoções e sentimentos.
Função emotiva ou expressiva:
- Objetivo: Expressar sentimentos, emoções ou opiniões do emissor.
- Características:
- Uso de linguagem subjetiva e pessoal.
- Foco na expressão dos estados emocionais do emissor.
FUNÇÃO EMOTIVA ou EXPRESSIVA
- O foco é o emissor (1º pessoa);
- Apresenta ponto de vista e/ou sentimentos (manifestação do eu);
Características: interjeições, pontuações, adjetivos, agressões verbais (marca de subjetividade).
Para revisão
Função referencial ou denotativa: é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais, etc., enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido. Em sua estrutura, predominam o discurso na ordem direta e o foco na terceira pessoa com a utilização da objetividade.
Função emotiva ou expressiva: diferentemente da função referencial ou denotativa, que preza pela objetividade, a principal particularidade aqui é o caráter subjetivo, ou seja, a linguagem cumprindo a função de emitir opiniões, emoções, desejos, sentimentos, expressões individuais. Foco no emissor (locutor) Verifica-se estruturas com sequências na primeira pessoa do discurso, e possui como exemplos os artigos de opinião, diários, cartas pessoais, poemas, etc. Logo, o ponto de vista de quem escreve/fala é essencial no trabalho com a linguagem.
Função poética: embora tenha como nome função poética, essa função da linguagem não é exclusiva dos poemas. Quando a intenção discursiva é a de construir uma mensagem que valoriza o tipo em sua elaboração, vemos a manifestação desse tipo de função. Ou seja, a preocupação aqui é com a forma - construção - do discurso, o modo utilizado para transmitir uma mensagem (o mais importante é a mensagem em si). É comum em enunciados literários, naturalmente na poesia, mas também na prosa.
Função fática ou de contato: centrada no canal ou veículo de comunicação, aqui a intencionalidade está na manutenção do ato comunicativo, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor). Exemplos: "Bom dia", Alô", etc.
Função conativa ou apelativa: é aquela em que a ênfase está no receptor da mensagem. Com a intencionalidade de persuadir, convencer; vê-se estruturalmente a presença de verbos no modo imperativo, os que têm intenção de indicar a forma como o outro deve agir. Exemplos: textos de caráter publicitários, discursos políticos e religiosos, etc. Assim, quando o emissor (locutor) tenta influenciar o receptor (interlocutor), é possível estarmos diante da função conativa ou apelativa.
Função metalinguística: é aquela em que o código explica o próprio código, ou seja, a linguagem explica a própria linguagem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo