Um paciente de 8 anos de idade desperta do sono por cefalei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673058 Medicina
Um paciente de 8 anos de idade desperta do sono por cefaleia intensa, associada a vômitos em jato, evoluindo para convulsão tônico-clônica generalizada. Não há histórico de trauma. Ele é conduzido ao serviço de urgência e emergência desacordado e apneia. Constatam-se FC = 45 bpm e SatO2 = 80%.
No que se refere ao caso clínico de caráter motivador e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O traumatismo cranioencefálico é o motivo mais comum de internação por trauma na infância.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Tema central da questão: A questão aborda o tema do traumatismo cranioencefálico (TCE) em crianças, destacando a sua prevalência como motivo de internação na infância. Para resolver essa questão, é importante ter conhecimentos sobre as causas comuns de internação por trauma em crianças e a epidemiologia do TCE.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa C - certo está correta porque o traumatismo cranioencefálico é, de fato, uma das causas mais frequentes de internação por trauma na infância. Crianças estão particularmente suscetíveis a traumas na cabeça devido às suas atividades diárias e porque a cabeça é uma parte relativamente maior do corpo em relação ao restante, comparado a adultos.

Justificativa para a alternativa incorreta:

A alternativa E - errado está incorreta porque, ao afirmar que o TCE não é o motivo mais comum de internação por trauma na infância, desconsidera a realidade epidemiológica e estatísticas médicas que mostram a alta incidência desse tipo de trauma em crianças.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação em questão está incorreta. Embora o traumatismo cranioencefálico seja uma importante causa de internação por trauma em crianças, ele não é o motivo mais comum. No caso clínico apresentado, não há histórico de trauma e a sintomatologia sugere outra origem para os sintomas apresentados. É importante que o profissional de saúde esteja atento às diversas possibilidades de causa de uma condição clínica, avaliando cuidadosamente os sinais e sintomas para estabelecer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo