De acordo com a Resolução COFEN nº 736/2024, o Processo de...
Considere o registro do enfermeiro conforme o caso a seguir.
Ao receber o paciente na unidade de clínica cirúrgica, o enfermeiro avaliou que o paciente apresentava-se lúcido, orientado e agitado. Mantinha-se em oxigenioterapia com cateter tipo óculos com O2 a 2L/min, com sonda gástrica aberta em frasco com pouco conteúdo de drenagem de coloração esverdeada. O tórax não apresentava alterações, com discreto movimento de tiragem. Na ausculta pulmonar, foi observado presença de sons de crepitação em bases pulmonares. Havia bulhas cardíacas normofonéticas. O abdômem estava distendido, com curativo extenso na região medial e presença de secreção externa. O paciente apresentava dreno de penrose em bolsa na região do flanco direito, sem drenagem. As extremidades estavam frias. Fazia uso de sonda vesical de demora, com presença de urina de coloração amarelo ouro em pouca quantidade. Afirmava sentir dor no valor de 7, na escala numérica de 0 a 10.
A partir do caso e das etapas interrelacionadas do PE, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Considerando as informações contidas no registro, o enfermeiro estabeleceu os diagnósticos de enfermagem, uma vez que identificou sinais, como a tiragem e presença de secreção no curativo.
( ) Pelo registro, o enfermeiro avaliou integralmente o paciente, pois descreveu a avalição de todos os passos propedêuticos do sistema respiratório e cardíaco do paciente pela avaliação torácica, independentemente, da ausência de anormalidades.
( ) Um diagnóstico de enfermagem poderia ser “Integridade da pele prejudicada”, em razão do curativo na região do abdômem.
( ) A evolução de enfermagem pode ser exemplificada pela avaliação da saturação do paciente, imediatamente após a realização do procedimento.
A sequência correta é