O terceiro parágrafo do texto introduz uma ideia contrária à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2950022 Português

TEXTO – TECNOLOGIA QUE VEM EM BOA HORA

O Globo, junho de 2012


O mundo das telecomunicações e da informática, cada vez mais integrado, evolui com uma rapidez inacreditável, e essas transformações passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. Seja na produção, na prestação de serviços ou no lazer, ninguém mais pode abrir mão dessa ferramenta. O acesso a esse tipo de tecnologia não é exclusivo de países com economia avançada, cujo elevado nível de renda sustenta um amplo mercado de consumo sofisticado. A tecnologia da informação está presente no aparelho de telefone celular do cidadão comum. Hoje, no Brasil, a utilização do celular se tornou quase um serviço de primeira necessidade, não só para questões pessoais, mas também para uso profissional.

Além do aparelho de telefone celular, o microcomputador e os tablets estão presentes nos lares brasileiros, nas escolas, nos locais de trabalho. Troca-se mensagens, busca-se informações, contrata-se serviços, compra-se bens e até se fala de viva voz, razão original de ser dos aparelhos de telefone. Bibliotecas, arquivos de documentos, fotografias, filmes e músicas viraram “virtuais”, armazenados em minúsculos chips de memória ou nas “nuvens”, como se diz no jargão da informática.

Mas esse mundo só é viável com a existência de “vias” e “sistemas de processamentos de dados” que possibilitem a intercomunicação dos usuários dos serviços. A rede chamada internet, por exemplo, depende de uma infraestrutura, e tal infraestrutura deve estar preparada para demandas crescentes por transmissão de dados e imagens em alta velocidade.

O Brasil será sede de grandes eventos internacionais nos próximos anos e por isso é preciso correr na instalação dessa infraestrutura. A terceira geração (3G) de telefonia celular nem mesmo chegou aos quatro cantos do território nacional e já existe demanda efetiva para a quarta geração (4G). Esta semana a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu licitação para que empresas operadoras possam oferecer serviços com essa tecnologia, e o resultado foi bastante positivo, com as companhias vencedoras pagando ágio pelas licenças, em uma receita total que ultrapassará o valor de R$2,5 bilhões. As maiores operadoras de telefonia do país adquiriram as licenças, de modo que se pode prever que o ambiente continuará competitivo no setor. Para conquistar o usuário, a operadora terá de oferecer bons serviços e tarifas compensadoras, o que também dependerá da ideia de redução da pesada carga de impostos sobre estes serviços.

O investimento para implantação da nova tecnologia consumirá outros bilhões de reais ao longo do tempo, mas parte considerável deverá se concretizar em prazo relativamente curto, pois até a Copa do Mundo de 2014 todas as capitais onde os jogos serão realizados terão de contar com infraestrutura para o uso de equipamentos de quarta geração. A economia brasileira depende de investimentos para continuar a crescer. E investimentos em infraestrutura de telecomunicações estão entre os fundamentais.

O terceiro parágrafo do texto introduz uma ideia contrária à dos anteriores, que pode ser expressa do seguinte modo:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada é uma interpretação de texto, onde o enunciado solicita que identifiquemos uma ideia contrastante introduzida no terceiro parágrafo do texto fornecido.

Para resolver questões deste tipo, é essencial identificar as ideias principais de cada parágrafo e compreender como elas se relacionam entre si. O texto destaca inicialmente a integração e a evolução rápida da tecnologia nas telecomunicações e sua presença no cotidiano das pessoas. No entanto, o terceiro parágrafo apresenta uma condição para que essa tecnologia funcione adequadamente: a existência de uma infraestrutura adequada.

A alternativa correta é a D"A informática só funciona, porém, se houver infraestrutura adequada." Esta opção resume a ideia central do terceiro parágrafo, que menciona a necessidade de uma infraestrutura de dados para que a intercomunicação através da internet seja possível.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A"No entanto, o Brasil não está preparado para o desenvolvimento da informática." – Esta alternativa não reflete a ideia central do terceiro parágrafo, que não discute a preparação do Brasil para o desenvolvimento como um todo, mas sim foca na infraestrutura necessária.

B"Os usuários, entretanto, não podem empregar a informática, pois não há 'vias'. – Esta alternativa é incorreta porque o parágrafo não afirma que os usuários são incapazes de utilizar a informática, mas sim que a infraestrutura é essencial para o funcionamento adequado.

C"O Brasil, todavia, só estará preparado para a informática em alguns anos." – Esta opção não é válida, pois o texto não especifica um período para que o Brasil esteja preparado, mas menciona a urgência de melhorias na infraestrutura.

E"A informática, porém, não se resume a celulares e tablets." – Esta alternativa se desvia do foco do terceiro parágrafo, que discute a necessidade de infraestrutura, e não a abrangência da informática.

**Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!**

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo