No que diz respeito às Leis de iniciativa do Poder Executiv...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a questão apresentada, é importante ter conhecimentos sobre as leis orçamentárias no Brasil, que fazem parte do ciclo orçamentário do governo. Essas leis são de iniciativa do Poder Executivo e têm características específicas conforme a legislação brasileira.
Alternativa Correta: C
C - A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
A alternativa C é a correta porque a LDO é responsável por orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e de investimentos, definir as metas e prioridades da administração pública, incluindo as questões tributárias e a política de aplicação das agências financeiras. Ou seja, ela estabelece diretrizes que irão nortear a execução do orçamento.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Esta alternativa descreve funções da Lei de Diretrizes Orçamentárias, mas a afirmação é atribuída erradamente à Lei Orçamentária Anual (LOA). A LOA é responsável por estimar a receita e fixar a despesa para o exercício financeiro, não por estabelecer diretrizes, objetivos e metas.
B - Assim como a alternativa A, esta também apresenta uma descrição que não se aplica à Lei Orçamentária Anual. A função de estabelecer metas e prioridades é da LDO, não da LOA.
D - Os planos e programas mencionados devem ser elaborados em consonância com o Plano Plurianual (PPA), e não apenas apreciados pelo Presidente da República. A elaboração e apreciação envolvem todo um processo legislativo e não é uma responsabilidade exclusiva do Presidente.
E - Esta alternativa apresenta incorreções porque o orçamento de investimento mencionado refere-se às empresas em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto, e não a minoritária, conforme descrito. Além disso, inclui o orçamento fiscal e da previdência social, mas não faz menção às empresas privatizadas como regra geral.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
GABARITO LETRA C
§ 4º Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.
A LOA é elaborada pelo Poder Executivo com base nas diretrizes estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ela contém o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das estatais e o orçamento da seguridade social. Deve discriminar a despesa por unidade orçamentária, indicar a categoria econômica, a fonte de recursos e o detalhamento por grupo de natureza de despesa.
A) O PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada
B) A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública
C) A Lei de Diretrizes Orçamentárias disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento - CERTO
D) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo CONGRESSO NACIOAL
E) A Lei Orçamentária Anual compreenderá o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas ESTATAIS em que a União, direta ou indiretamente, detenha a MAIORIA do capital social com direito a voto, e o orçamento da previdência social
Resposta C
A: ❌ A Lei Orçamentária Anual (LOA) não estabelece diretrizes, objetivos e metas, mas sim a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LOA destina-se à fixação de despesas e estimativa de receitas.
B: ❌ A LOA não compreende as metas e prioridades, pois isso é função da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO também trata da política fiscal.
C: ✅ A LDO dispõe sobre alterações na legislação tributária e também estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
D: ❌ Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais devem ser elaborados em consonância com o plano plurianual (PPA), mas não são apreciados pelo Presidente da República, e sim pelo Congresso Nacional.
E: ❌ A LOA compreende o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas estatais, não das empresas privatizadas. Além disso, cobre também o orçamento da previdência social.
#TRF5
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo