Com base no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q843392 Veterinária
Com base no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, assinale a opção incorreta quanto aos procedimentos que devem ser adotados a partir da constatação de animal acometido de carbúnculo hemático durante a inspeção post-mortem.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante! Vamos analisar a questão apresentada sobre o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, focando no carbúnculo hemático e como ele deve ser tratado durante a inspeção post-mortem.

A alternativa correta (ou seja, a que está incorreta no contexto da questão) é a E.

A alternativa E afirma que as vísceras de animais com suspeita da doença devem ser condenadas, mas as carcaças podem ser destinadas a aproveitamento condicional dependendo das lesões. Isso não é correto para o manejo do carbúnculo hemático, pois a doença é altamente infecciosa e todo o animal deve ser imediatamente condenado.

Analisando as demais alternativas:

A: A afirmação está correta. Quando se constata a presença de carbúnculo, o abate deve ser interrompido imediatamente e a desinfecção deve ser iniciada para prevenir a disseminação da doença.

B: A alternativa está correta. Recomenda-se o uso de soluções desinfetantes eficazes, como o hidróxido de sódio a 5% ou hipoclorito de sódio a 1%, para desinfectar instalações e equipamentos que possam ter sido contaminados.

C: Esta opção também está correta. Carcaças de animais suspeitos de carbúnculo hemático não podem ser evisceradas para evitar a contaminação ambiental e a propagação da doença.

D: A alternativa é correta e está de acordo com o regulamento. Todas as partes do animal acometido pela doença, incluindo peles, chifres, cascos e sangue, devem ser condenadas, sem exceções.

Portanto, a escolha correta para a alternativa que está incorreta é a E, já que não se deve considerar o aproveitamento condicional das carcaças em casos de carbúnculo hemático.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Retirado do RIISPOA:

Art. 140.  As carcaças de animais acometidos de carbúnculo hemático devem ser condenadas, incluídos peles, chifres, cascos, pelos, órgãos, conteúdo intestinal, sangue e gordura, impondo-se a imediata execução das seguintes medidas:

I - não podem ser evisceradas as carcaças de animais com suspeita de carbúnculo hemático;

II - quando o reconhecimento ocorrer depois da evisceração, impõe-se imediatamente a desinfecção de todos os locais que possam ter tido contato com resíduos do animal, tais como áreas de sangria, pisos, paredes, plataformas, facas, serras, ganchos, equipamentos em geral, uniformes dos funcionários e qualquer outro material que possa ter sido contaminado;

III - uma vez constatada a presença de carbúnculo, o abate deve ser interrompido e a desinfecção deve ser iniciada imediatamente;

IV - recomenda-se, para desinfecção, o emprego de solução de hidróxido de sódio a 5% (cinco por cento), hipoclorito de sódio a 1% (um por cento) ou outro produto com eficácia comprovada;

V - devem ser tomadas as precauções necessárias em relação aos funcionários que entraram em contato com o material carbunculoso, aplicando-se as regras de higiene e antissepsia pessoal com produtos de eficácia comprovada, devendo ser encaminhados ao serviço médico como medida de precaução;

VI - todas as carcaças, as partes das carcaças, inclusive pele, cascos, chifres, órgãos e seu conteúdo que entrem em contato com animais ou material infeccioso devem ser condenados; e

VII - a água do tanque de escaldagem de suínos por onde tenha passado animal carbunculoso deve ser desinfetada e imediatamente removida para a rede de efluentes industriais.

No novo Rispoa 9,013 2017, no artigo 140, fala sobre carbúnculo hemático, no qual toda carcaça deve ser condenada, sem excessão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo