Sobre a disfagia orofaríngea, assinale a alternativa INCORR...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
A questão aborda a disfagia orofaríngea, que é uma condição em que há dificuldade para deglutir devido a alterações nas fases oral e faríngea da deglutição. É um tema comum em concursos públicos na área de Fonoaudiologia, uma vez que o fonoaudiólogo tem um papel crucial na avaliação e reabilitação desses pacientes.
Vamos analisar cada alternativa para compreender melhor:
A - A disfagia orofaringe pode ser de origem mecânica, neurogênica ou psicogênica.
Essa afirmativa está correta. A disfagia orofaríngea pode ter diversas origens:
- Mecânica: Alterações estruturais que dificultam a deglutição, tais como tumores ou estenoses.
- Neurogênica: Desordens do sistema nervoso central ou periférico, como AVC, esclerose múltipla ou doença de Parkinson.
- Psicogênica: Causas relacionadas a fatores emocionais ou psiquiátricos.
B - Quando de origem mecânica, a disfagia orofaríngea estará associada a alterações no sistema nervoso central (SNC) ou periférico, sendo consequência de acidente vascular encefálico/cerebral (AVE ou AVC), doença de Parkinson (DP), traumatismo cranioencefálico (TCE), doenças degenerativas, dentre outras.
Essa alternativa está incorreta. Na verdade, essas condições listadas (AVE, DP, TCE, doenças degenerativas) são causas de origem neurogênica, e não mecânica. A origem mecânica refere-se a problemas estruturais na boca ou na faringe que impedem a deglutição.
C - A intenção do trabalho do fonoaudiólogo é avaliar cada caso e reabilitar o paciente para que ele possa alimentar-se de maneira eficiente e segura por via oral, consolidar uma boa nutrição ou ter uma redução na aspiração de alimentos.
Essa alternativa está correta. O objetivo principal do fonoaudiólogo ao tratar pacientes com disfagia é garantir que a deglutição seja segura e eficiente, prevenindo complicações como aspiração de alimentos, que pode levar a pneumonia.
D - A disfagia orofaríngea ocorre quando há alterações nas fases oral e faríngea, caracterizadas por um conjunto de sinais e sintomas que comprometem a eficiência e impedem o processo de deglutição de forma segura e eficiente.
Essa alternativa está correta. A disfagia orofaríngea realmente envolve dificuldades nas fases oral e faríngea da deglutição, comprometendo a segurança e a eficiência do processo de engolir.
E - Os sintomas da disfagia orofaríngea podem incluir: dificuldade de mastigar o alimento, tosse, refluxo nasal, engasgo, sensação de bolo na garganta, escape de alimento, voz molhada, pigarro, entre outros.
Essa alternativa está correta. Os sintomas listados são comuns em pacientes com disfagia orofaríngea e indicam problemas durante a deglutição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo