A bacterioscopia da urina pela coloração de Gram é usada par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2367948 Biomedicina - Análises Clínicas
A bacterioscopia da urina pela coloração de Gram é usada para classificar bactérias com base no tamanho e morfologia celular, sendo útil e rápido no diagnóstico de um agente infecioso e também para avaliar a qualidade da amostra clínica em análise. A coloração de Gram num exame bacterioscópico da urina tem por principal finalidade
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A coloração de Gram é um método de coloração diferencial que distingue bactérias em dois grandes grupos: Gram-positivas e Gram-negativas, com base nas propriedades químicas e físicas de suas paredes celulares. No entanto, a principal finalidade da coloração de Gram em um exame bacterioscópico de urina não é simplesmente distinguir entre esses dois tipos de bactérias (como sugere a alternativa A), nem quantificar a população bacteriana (contrariando a alternativa C), nem apenas observar a forma e características das paredes celulares das bactérias (o que a alternativa D propõe). A coloração de Gram é utilizada para avaliar rapidamente a presença de bactérias na urina, o que fornece informações semiquantitativas úteis para o diagnóstico de infecção do trato urinário e o início imediato do tratamento apropriado, conforme indica a alternativa B. Este procedimento é particularmente importante em um ambiente clínico, onde a rapidez e a eficiência no diagnóstico podem ser cruciais para a saúde do paciente e o sucesso do tratamento.

questão sobre bacterioscopia da urina e coloração de Gram

alternativa correta: [B] avaliar a presença de infecção do trato urinário a fim de prestar informações semiquantitativas, importantes e rápidas para o início da terapia.

justificativa

A coloração de Gram é uma técnica microbiológica fundamental na avaliação rápida e preliminar de infecções, especialmente para determinar a presença de bactérias no trato urinário. Ela permite classificar as bactérias em Gram-positivas e Gram-negativas com base na estrutura de suas paredes celulares, facilitando a identificação do agente patogênico. Esse diagnóstico inicial é crucial para iniciar a terapia antibiótica apropriada de forma eficaz e em tempo hábil, sem a necessidade de cultura microbiológica imediata.

análise das demais alternativas

[A]: Embora a coloração de Gram ajude a diferenciar entre Gram-positivas e Gram-negativas, ela não é utilizada especificamente para diferenciar entre as bactérias residentes do trato geniturinário feminino, mas sim para a detecção de infecções de forma geral.

[C]: A coloração de Gram não quantifica a população bacteriana; ela apenas classifica as bactérias em termos de morfologia e composição da parede celular. A quantificação de bactérias seria feita em outros tipos de análise, como a cultura e contagem bacteriana.

[D]: A coloração de Gram permite observar a morfologia das bactérias, mas seu principal objetivo não é examinar as características das paredes celulares de maneira detalhada, mas sim identificar a presença de infecção, para iniciar o tratamento adequado.

resumo

A coloração de Gram na bacterioscopia da urina tem como objetivo principal identificar rapidamente a presença de infecção do trato urinário e fornecer informações rápidas e semiquantitativas, fundamentais para iniciar a terapia antibiótica de forma eficaz.

pontos chave

◊ A coloração de Gram é usada para identificar rapidamente infecções no trato urinário e orientar o início da terapia antibiótica.

◊ Ela classifica as bactérias em Gram-positivas e Gram-negativas, com base nas características da parede celular.

◊ A coloração de Gram não é usada para quantificar a população bacteriana, mas para diagnosticar a infecção.

◊ Não é utilizada para diferenciar entre as bactérias residentes do trato geniturinário feminino, mas sim para a detecção de infecções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo