O esfregaço de sangue é um teste realizado em hematologia pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2367951 Biomedicina - Análises Clínicas
O esfregaço de sangue é um teste realizado em hematologia para a contagem e a identificação de anormalidades nas células sanguíneas. Para essa técnica é utilizada uma mistura especial de corantes para tingir todas essas células. A afinidade das estruturas celulares por corantes específicos ou por combinações de corantes dessa mistura proporciona uma visualização diferenciada das células sanguíneas. A figura abaixo mostra as diferentes regiões formadas na lâmina microscópica devido ao esfregaço de sangue, onde se localizam tipos celulares distintos.


Imagem associada para resolução da questão

Regiões: 1 - Cabeça, 2 - Corpo e 3 - Cauda
Na Região 3 (Cauda), região final da extensão sanguínea, é comum a observação
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  1. Cabeça da lâmina: região imediatamente após o local em que estava a gota sanguínea. Nessa região, com frequência, há aumento do número de leucócitos (principalmente de linfócitos).
  2. Corpo da lâmina: região intermediária entre cabeça e cauda. É nessa região que os leucócitos, hemácias e plaquetas estão distribuídas de forma mais homogênea. É a área de escolha para a análise qualitativa e quantitativa da distensão sanguínea.
  3. Cauda da lâmina: região final da distensão sanguínea. Nessa região, há encontro de alguns esferócitos e elevação de monócitos e granulócitos, que podem apresentar maior distorção morfológica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo