Ao se iniciar a análise dos pontos de função (FPA - Function...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - "não deve ser adicionado à métrica, por não ser um evento de regra de negócio na perspectiva do usuário".
A Análise de Pontos de Função (Function Point Analysis - FPA) é uma técnica de medição que visa avaliar o tamanho funcional de sistemas de informação com base na visão do usuário. O foco está nas funções que o software oferece em termos de processamento de dados, como entradas, saídas, consultas, arquivos internos e interfaces externas.
Para resolver essa questão, é essencial compreender o que é uma regra de negócio do ponto de vista do usuário. As regras de negócio são as operações, definições e restrições que são aplicadas ao processamento de dados e a maneira como esses processamentos são realizados dentro de um sistema. A contagem de pontos de função busca identificar e quantificar essas regras de negócio que são percebidas e valorizadas pelos usuários.
As rotinas de backup são, sem dúvida, importantes para a operação e a segurança do sistema, mas elas não são consideradas funções que entregam valor diretamente ao usuário final, pois não estão ligadas diretamente às regras de negócio que o usuário manipula. Em outras palavras, o usuário final usualmente não interage ou não se beneficia diretamente da funcionalidade de backup no seu uso diário do sistema.
Portanto, a opção correta é a D, justamente porque a rotina de backup não é considerada uma função do ponto de vista da análise de pontos de função baseada nas regras de negócio e na interação do usuário. Não é algo que o usuário percebe como uma função que ele pode comandar ou que altera a forma como ele interage com o sistema para realizar suas tarefas de negócio.
As demais opções são incorretas porque atribuem indevidamente valor de pontos de função a uma rotina de backup, seja por considerar como garantia de qualidade ou segurança (opções A e B) ou como uma função disponibilizada ao usuário (opção C), ou por sugerir uma análise de FPA distinta para backups (opção E), o que não é o procedimento padrão para esse tipo de rotina em uma análise de pontos de função tradicional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Análise de Ponto por Função: é uma medida de dimensionamento de software por meio da funcionalidade implementada em um sistema, sob o ponto de vista do usuário.
No livro do Presman diz que faz parte sim.
Inclusive backup e recovery é a primeira das 14 perguntas para os fatores de ajuste.
No meu entendimento, resposta letra C
d-
Function point analysis quantifica as funções de um sistema considerando aspectos significantes para o usuário -requisitos de negócio e independente de tecnologia
Para determinar o tipo de contagem, deve-se
1° - ver se é um projeto novo ou manutenção
2°-a escolha do método de contagem que são:
2. a) Estimado
2.a.1 Baseado no IFPUG (International Function Point Users Group) e calcula os pontos de função do NESMA
2.a.2 - Funções de dados complexidade baixa e funções de transação complexidade média.
2. b) Detalhado
2.b.1 - Baseadono Counting Practices Manual do IFPUG 4.3.1
2.b.2 - Complexidade de funções de dados e de transação dependente dos elementos em cada caso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo