A gestão da qualidade, segundo os pressupostos de Juran, dev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q303979 Administração Geral
Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da qualidade e ao
modelo de excelência gerencial.
A gestão da qualidade, segundo os pressupostos de Juran, deve ser uma prática arraigada aos valores inerentes à organização, prescindindo de planejamento e controle prévios.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

A questão aborda os conceitos da gestão da qualidade sob a perspectiva de Joseph M. Juran, um dos pioneiros no campo da qualidade. De acordo com os ensinamentos de Juran, a qualidade deve ser incorporada à cultura da organização, mas isso não significa que devamos ignorar o planejamento e o controle. Pelo contrário, Juran enfatizou a importância de um planejamento robusto e um controle eficaz como elementos centrais na gestão da qualidade.

Juran é famoso por seu "Trilogia da Qualidade", que consiste em três processos gerenciais: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade. Esses processos mostram que a qualidade começa com um planejamento cuidadoso, estabelecendo objetivos de qualidade e identificando clientes. Em seguida, o controle da qualidade é implementado para garantir que os processos estão funcionando como previsto e para detectar desvios ou erros. Por último, a melhoria da qualidade é um processo contínuo que procura formas de fazer as coisas melhor, estabelecendo novos padrões e minimizando os erros.

Portanto, é incorreto afirmar que a gestão da qualidade prescinde de planejamento e controle prévios. A alternativa correta indica que esses dois aspectos são essenciais para a gestão eficaz da qualidade, conforme preconizado por Juran. Assim, a afirmativa é errada pois subestima a necessidade de planejamento e controle na implementação das práticas de gestão da qualidade dentro das organizações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

prescindindo (dispensando o planejamento?) Não!
Muito pelo contrário, a gestão de qualidade imprescinde de planejamento (o planejamento é necessário!).
Errado pois prescindir é dispensar.

E a trilogia da qualidade de Juran tem três princípios: planejamento, controle da qualidade e aperfeiçoamento.
Joseph Juran define a qualidade como a aptidão para o uso, o que acentua a confiança que um produto ou serviço deve merecer junto aos seus utilizadores e considera que o controle de qualidade deve ser conduzido como uma parte integrante do controle de gestão.

Além dos três elementos de um programa de qualidade: planejamento, controle e melhoria contínua, Juran advoga a existência de um sistema contabilístico que quantifique o custo dos desperdícios e produtos defeituosos, a que chama os custos de má qualidade. 

Adicionalmente considera que a qualidade não acontece por acidente, devendo ser planeada. Juran propõe um mapa de planeamento da qualidade contendo os passos seguintes:


1. Identificação de quem são os clientes
2. Determinação das necessidades desses clientes
3. Tradução dessas necessidades na linguagem da empresa
4. Desenvolvimento de um produto que possa responder às necessidades dos consumidores
5. Otimização das caraterísticas do produto de forma a ir de encontro às necessidades da empresa e do cliente
6. Desenvolvimento de um processo que seja capaz de fabricar o produto
7. Provar que o processo pode produzir o produto sob condições operacionais.
 
Juran é o primeiro autor da qualidade a introduzir o conceito de cliente interno que foi mais tarde apontado pelo marketing de serviços como a espinha dorsal das relações organizacionais eficazes.



Para Juran, na linguagem da qualidade o termo cliente pode significar mais do que apenas consumidor de um produto ou serviço. Numa linha de produção, o cliente é o próximo elemento da cadeia. Juran encara a qualidade como um processo por passos ou por projetos – cada passo afeta o próximo e assim sucessivamente. Quando um trabalho passa de um empregado para o seguinte, o recebedor torna-se o cliente e a sua satisfação é o objetivo ao longo de todo o processo.

Juran aconselha, por isso, os gestores a procurarem os problemas em toda a linha de produção, desde o fornecedor de matérias-primas até ao utilizador final. Para que isso aconteça, em muitas organizações é necessária a existência de pequenos grupos ou círculos de qualidade, consoante a terminologia utilizada. Segundo este autor, os membros do grupo devem receber formação adequada sobre a resolução de problemas, técnicas de brainstorming, gestão de conflitos e dinâmicas de grupos. Uma das suas preocupações é ensinar os empregados a trabalhar em equipa para que seja possível detetar as relações de causa/ efeito nos problemas emergentes.


Esta abordagem, pode surgir limitada, no entanto, em termos de um maior debate na organização, ao mesmo tempo que parece dedicar pouca atenção aos factores motivacionais, de liderança e sociais.


QUALIDADE NÃO ESTÁ RELACIONADA A PREÇO, MAS, ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DO CLIENTE.
Prescindir ou imprescindir, escusável ou inescusável, equivocado ou inequivocado; eis a questão!!!!!!
Significado de Prescindir

v.t.i. Não precisar de; dispensar, renunciar, recusar.
Não ter em consideração; abstrair.
(Etm. do latim: praescindere)


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo