No que se refere à Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernamb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247639 História
No que se refere à Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, no ano de 1710, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Deveu-se ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores. II – Deveu-se ao conflito principal entre árabes e holandeses. III – Deveu-se a uma disputa interna entre escravos e índios na região norte do Recife.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Guerra dos Mascates foi um conflito importante na história do Brasil, e para compreender suas causas, devemos nos concentrar nos agentes envolvidos e nas razões pelas quais eles entraram em confronto.

Item I: Este item é o correto e nos informa que a guerra teve origem no embate entre comerciantes portugueses do Recife, que atuavam como credores, e a aristocracia rural de Olinda, que eram os devedores. Aqui, vemos uma clara dinâmica de poder e influência econômica que desencadeou o conflito.

Item II e Item III: Ambos os itens representam descrições incorretas dos eventos. A guerra não envolveu um conflito principal entre árabes e holandeses, nem foi uma disputa interna entre escravos e índios na região norte do Recife.

Com base na análise correta dos fatos históricos, a alternativa correta é a A, que afirma que Apenas o item I é verdadeiro.

É essencial entender a dinâmica social e econômica da época para se ter uma visão clara do que motivou tal confronto. A Guerra dos Mascates é um exemplo vívido de como as tensões econômicas podem se traduzir em conflitos armados, refletindo as complexidades das relações sociais no Brasil colonial.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A.

I – Deveu-se ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.

R- É Autoexplicativa a alternativa, porém, apos esse choque ocorreu que Recife foi equiparada a Olinda. Assim terminou a Guerra dos Mascates. Com a vitória dos comerciantes, essa guerra apenas reafirmava o predomínio do capital mercantil (comércio) sobre a produção colonial.

II – Deveu-se ao conflito principal entre árabes e holandeses.

III – Deveu-se a uma disputa interna entre escravos e índios na região norte do Recife.

OLINDA X RECIFE- GUERRA DOS MASCATES 1710.

Comerciantes do Recife(CREDORES) EMPRESTOU DINHEIRO AOS SENHORES DE ENGENHOS X

SENHORES DE ENGENHO DE OLINDA( DEVEDORES) EPOCA DA CRISE POR CAUSA DA SECA.

NESSA GUERRA OLINDA ACABOU PERDENDO O POSTO DE (CAPITAL) PASSANDO ATÉ OS DIAS ATUAIS SENDO RECIFE Á CAPITAL DE PERNAMBUCO.

OBS: NÃO TEVE DISPUTA ENTRE (ESCRAVOS E ÍNDIOS) O PROBLEMA FOI QUE OS SENHORES DE ENGENHOS DE OLINDA NÃO CONSEGUIRAM PAGAR OS EMPRETIMOS AOS COMERCIANTES PORTUGUESES DO RECIFE.

pra não zerar

tropa da pmpe2024.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo