Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673072 Medicina
Uma primigesta de 32 anos de idade, que realizou pré-natal em unidade básica de saúde, foi internada no centro obstétrico em trabalho de parto ativo, já com 5 cm de dilatação e com bolsa amniótica íntegra. Foi revisada a carteira de pré-natal, sendo escolhida três resultados de uroculturas: o primeiro com Escherichia coli> 100.000 UFC / mL; o segundo com Streptococcus agalactiae> 100.000 UFC / mL; e o terceiro negativo. Um paciente relata ter realizado tratamento com antibiótico apenas durante os episódios de infecção. Não foi encontrado resultado de cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A obstrução mecânica, o relaxamento da musculatura lisa e o aumento da peristalse são alterações anatômicas e funcionais que ocorrem na gestante e predispõem-na a infecções urinárias.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão afirma que a obstrução mecânica, o relaxamento da musculatura lisa e o aumento da peristalse são alterações anatômicas e funcionais que ocorrem na gestante e predispõem-na a infecções urinárias. Esta afirmação é incorreta. Embora seja verdade que mudanças fisiológicas durante a gravidez, como o aumento do tamanho do útero, podem resultar em obstrução mecânica do trato urinário, isso geralmente não aumenta o risco de infecções urinárias. Além disso, o relaxamento da musculatura lisa é uma característica comum da gravidez, mas não está diretamente relacionado ao aumento do risco de infecções urinárias. Quanto ao aumento da peristalse, este é um processo que ocorre no trato gastrointestinal, não no urinário. Logo, esta afirmação é imprecisa e leva a interpretações erradas. Em suma, embora a gravidez possa predispor algumas mulheres a infecções urinárias devido a alterações no trato urinário, a obstrução mecânica, o relaxamento da musculatura lisa e o aumento da peristalse não são alterações que predispõem a uma infecção urinária. Portanto, a assertiva da questão está errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo