Analise as seguintes complicações em decorrência da administ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024862 Enfermagem

Analise as seguintes complicações em decorrência da administração de medicamentos pela via intramuscular e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Lesão dos nervos.

( ) Necrose tecidual.

( ) Periostite.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A - V – V – V. Vamos entender o porquê.

Administração Intramuscular e suas Complicações: A administração de medicamentos pela via intramuscular é uma prática comum na enfermagem, mas ela não está isenta de riscos e complicações. Analisar essas complicações é crucial para a segurança do paciente.

1. Lesão dos nervos: Verdadeiro (V). A lesão dos nervos é uma complicação possível, caso a injeção seja aplicada em local inadequado ou de forma incorreta. Isso pode resultar em dor, parestesia ou até perda da função motora na área afetada.

2. Necrose tecidual: Verdadeiro (V). A necrose tecidual pode ocorrer se o medicamento for irritante e causar dano ao tecido muscular, ou se houver má perfusão sanguínea na área da aplicação.

3. Periostite: Verdadeiro (V). Embora mais rara, a periostite, que é a inflamação do periósteo, pode ocorrer se a agulha atingir o osso subjacente durante a administração intramuscular.

Vamos agora explorar as alternativas incorretas:

Alternativa B - V – F – F: Incorreta porque tanto a necrose tecidual quanto a periostite são complicações possíveis.

Alternativa C - V – F – V: Incorreta, pois a necrose tecidual também pode ocorrer, como já explicado.

Alternativa D - F – V – F: Incorreta, já que todas as complicações listadas são possíveis.

Alternativa E - F – F – V: Incorreta porque a lesão dos nervos e a necrose tecidual também são complicações possíveis.

É fundamental para os profissionais de enfermagem conhecerem as técnicas adequadas de administração e escolherem corretamente o local de aplicação para minimizar esses riscos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

periostite, também chamado de periostalgia, consiste na inflamação do periósteo, que é a camada de  que circunda os ossos. Esta condição costuma ser crônica e caracteriza-se por dor e edema local

Complicações na administração de medicamentos via IM

Abscessos

Necrose

Lesões dos nervos

Dor prolongada

Periostite (inflamação da membrana que cobre o osso)

FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2693495/mod_resource/content/7/Medicamentos%20por%20via%20IM%2022%2002%2017.pdf

Na via intramuscular (IM) a quantidade de solução a ser introduzida varia de acordo com a musculatura escolhida, varia de 1 a 4ml. Ângulo de 90°. Regiões ventroglutea e dorsoglutea – agulha 30x7. Regiões deltoide e casto lateral da coxa – agulha 25x7 e vasto lateral da coxa em crianças 25x6. Porém, o bisel a voltado para cima é preconizado em injeções intravenosas e não intramusculares.

Há vários cuidados para a administração de medicação intramuscular, dentre eles, aspirar o conteúdo do êmbolo, antes de fazer a injeção, para certificar-se que não há presença de sangue e assim, excluir a possibilidade de punção venosa. Caso tenha ocorrido, deve ser interrompida a aplicação e descartada toda a medicação, seringa e agulha, devendo proceder todo o preparo e administração do medicamento novamente. 

O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular admitindo volume máximo de injeção de 0,5 a 1 ml, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar.

Na região glútea e no vasto lateral da coxa o volume máximo para adulto é de 4,0ml.

Dentre os vários aspectos a serem observados na realização de injeção IM, um que se destaca é o volume a ser administrado, que depende prncipalmente da faixa etária do paciente.

Segundo alguns autores, sequencialmente, os locais preferenciais para injeção IM deveriam ser os músculos ventro glúteo, dorsoglúteo, vasto lateral da coxa e deltoide.

 O uso do músculo deltóide é contra-indicado em pacientes com complicações vasculares dos membros superiores, pacientes com parestesia ou paralisia dos braços, e aquelas que sofreram mastectomia.

- A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°.

- O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

Podem ser aplicadas soluções aquosasoleosas suspensões.

ESCOLHA DO LOCAL

1. Região ventro-glútea: indicada em qualquer idade

2. Região da face ântero-lateral da coxa: indicada especialmente para lactentes e crianças até 10 anos.

3. Região dorso-glútea: contra-indicada para menores de 2 anos, maiores de 60 anos e pessoas excessivamente magras.

4. Região deltoidiana: contra-indicada para menores de 10 anos e adultos com pequeno desenvolvimento muscular

A técnica em Z para aplicação para injeções intramusculares é indicada para medicações irritantes aos tecidos, como o ferro, que pode infiltrar-se no subcutâneo e pele, inclusive manchando esta última. A Técnica em Z bloqueia o medicamento dentro do tecido muscular.

Complicações na administração de medicamentos via IM

Abscessos

Necrose

Lesões dos nervos

Dor prolongada

Periostite (inflamação da membrana que cobre o osso)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo