Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673074 Medicina
Uma primigesta de 32 anos de idade, que realizou pré-natal em unidade básica de saúde, foi internada no centro obstétrico em trabalho de parto ativo, já com 5 cm de dilatação e com bolsa amniótica íntegra. Foi revisada a carteira de pré-natal, sendo escolhida três resultados de uroculturas: o primeiro com Escherichia coli> 100.000 UFC / mL; o segundo com Streptococcus agalactiae> 100.000 UFC / mL; e o terceiro negativo. Um paciente relata ter realizado tratamento com antibiótico apenas durante os episódios de infecção. Não foi encontrado resultado de cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B não é necessária, pois a paciente já possui urocultura positiva para Streptococcus agalactiae.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta afirmação é correta. Streptococcus agalactiae é também conhecido como Streptococcus do grupo B. Se uma mulher grávida tem uma urocultura positiva para Streptococcus agalactiae, isso implica que ela é colonizada por essa bactéria, independentemente do local da colonização (urinário ou vaginal). Por isso, uma cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B não é necessária. O Streptococcus do grupo B pode causar doença neonatal grave e, portanto, mulheres grávidas colonizadas por ele, geralmente recebem antibióticos durante o trabalho de parto para prevenir a transmissão para o bebê. Portanto, o fato de a paciente ter uma urocultura positiva para Streptococcus agalactiae é suficiente para direcionar sua conduta médica, tornando desnecessária uma cultura de secreção vaginal para o mesmo agente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo