Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673075 Medicina
Uma primigesta de 32 anos de idade, que realizou pré-natal em unidade básica de saúde, foi internada no centro obstétrico em trabalho de parto ativo, já com 5 cm de dilatação e com bolsa amniótica íntegra. Foi revisada a carteira de pré-natal, sendo escolhida três resultados de uroculturas: o primeiro com Escherichia coli> 100.000 UFC / mL; o segundo com Streptococcus agalactiae> 100.000 UFC / mL; e o terceiro negativo. Um paciente relata ter realizado tratamento com antibiótico apenas durante os episódios de infecção. Não foi encontrado resultado de cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Não é necessário iniciar nenhum esquema com antibiótico nesse momento, pois, apesar do trabalho de parto ativo, a bolsa amniótica está íntegra.



Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está errada. A indicação de administração de antibióticos nesse caso não é determinada apenas pelo estado da bolsa amniótica, mas também pelo histórico de infecções urinárias da paciente. A paciente apresentou duas uroculturas com resultados positivos para Escherichia coli e Streptococcus agalactiae, ambos com contagens altamente significativas de UFC/mL (mais de 100.000). O Streptococcus agalactiae (ou estreptococo do grupo B) é particularmente preocupante, pois é conhecido por causar infecções neonatais graves, incluindo septicemia, pneumonia e meningite. Mesmo com a bolsa amniótica intacta, o risco de transmissão ascendente a partir do trato genital inferior é real e pode ser reduzido com a administração profilática de antibióticos intraparto. Portanto, seria recomendado iniciar um esquema de antibióticos neste momento, mesmo com a bolsa amniótica intacta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo