Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673076 Medicina
Uma primigesta de 32 anos de idade, que realizou pré-natal em unidade básica de saúde, foi internada no centro obstétrico em trabalho de parto ativo, já com 5 cm de dilatação e com bolsa amniótica íntegra. Foi revisada a carteira de pré-natal, sendo escolhida três resultados de uroculturas: o primeiro com Escherichia coli> 100.000 UFC / mL; o segundo com Streptococcus agalactiae> 100.000 UFC / mL; e o terceiro negativo. Um paciente relata ter realizado tratamento com antibiótico apenas durante os episódios de infecção. Não foi encontrado resultado de cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A profilaxia para Streptococcus do grupo B é considerada satisfatória se realizada por pelo menos duas horas antes do parto.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é "Verdadeiro". A profilaxia para Streptococcus do grupo B, quando indicada, deve ser realizada por pelo menos duas horas antes do parto. A paciente no caso clínico apresentou um resultado de urocultura com Streptococcus agalactiae, que é uma bactéria do grupo B, e mesmo tendo tratado a infecção, ela poderia ainda estar colonizada pelo microorganismo. A profilaxia é importante pois a transmissão do Streptococcus do grupo B da mãe para o bebê durante o parto pode causar infecções graves no recém-nascido, como septicemia, pneumonia e meningite. Portanto, embora a cultura de secreção vaginal para Streptococcus do grupo B não tenha sido encontrada, a profilaxia deve ser realizada tendo em vista o resultado da urocultura e o fato de a mulher estar em trabalho de parto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo