A ocorrência de casos novos de uma doença (transmissível ou...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769571 Nutrição

A ocorrência de casos novos de uma doença (transmissível ou não) ou agravo (inusitado ou não), passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco e pode representar ameaças à saúde que precisam ser detectadas e controladas ainda em seus estágios iniciais. Nessas circunstâncias, a investigação epidemiológica de casos e epidemias constitui-se em uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância epidemiológica.

(Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/ )


Acerca do tema, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca de investigação epidemiológica de casos e epidemias.

Investigação epidemiológica é um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos. Seu propósito final é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos. Vamos a análise das alternativas:

A) ERRADO – a gravidade do evento REPRESENTA um fator que condiciona a urgência no curso da investigação epidemiológica e na implementação de medidas de controle. Quando a fonte e o modo de transmissão são evidentes, as ações de controle devem ser tomadas empiricamente, durante ou até antes da realização da investigação.

B) CERTO – esses objetivos são necessários para que se atinja o propósito final de medidas de controle.

C) ERRADO – a investigação epidemiológica e a pesquisa epidemiológica distinguem-se por duas diferenças importantes: (i) a investigação epidemiológica inicia-se sem hipótese clara, geralmente utilizando estudos descritivos para a formulação de hipóteses que posteriormente serão testadas por meio de estudos analíticos; (ii) em caso de problemas agudos que implicam em medidas imediatas de proteção à saúde da comunidade, a investigação de campo deve restringir a coleta dos dados e agilizar sua análise, com o objetivo de desencadear ações de controle imediatas.

D) ERRADO – a investigação epidemiológica deve ser iniciada imediatamente após a notificação de caso isolado ou agregado de doença/agravo, sejam eles suspeitos, clinicamente declarados, ou mesmo contato.

Gabarito do Professor: LETRA B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA B

A) A gravidade do evento não representa um fator que condiciona a urgência no curso da investigação epidemiológica e na implementação de medidas de controle. (representa)

B) A investigação epidemiológica tem como principais objetivos: identificar fonte de infecção e modo de transmissão; identificar grupos expostos a maior risco e fatores de risco; confirmar o diagnóstico; e determinar as principais características epidemiológicas. (certo)

C) Investigação epidemiológica e pesquisa epidemiológica, são dois termos que representam o mesmo procedimento em todos os seus aspectos teóricos e práticos. (diferentes)

D) A investigação epidemiológica pode ser iniciada em até uma semana após a notificação de caso isolado ou agregado de doença/agravo, seja o caso suspeito, clinicamente declarado, ou mesmo contato. (deve ser iniciada imediatamente)

"...embora a investigação epidemiológica de campo apresente diversas semelhanças com a pesquisa epidemiológica, distingue-se desta principalmente por duas diferenças importantes:

• as investigações epidemiológicas de campo iniciam-se, com frequência, sem hipótese clara. Geralmente, requerem o uso de estudos descritivos para a formulação de hipóteses que posteriormente deverão ser testadas por meio de estudos analíticos − na maioria das vezes, estudos de caso-controle;

• quando ocorrem problemas agudos que implicam em medidas imediatas de proteção à saúde da comunidade, a investigação de campo deve restringir a coleta dos dados e agilizar sua análise, com vistas ao desencadeamento imediato das ações de controle."

FONTE: Guia de Vigilância Epidemiológica – 6ª edição (2005)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo