A revista inglesa The Economist publica periodicamente o fa...
Considerando-se que na edição de 12 de janeiro de 2021, os cálculos da The Economist mostravam que o preço, em dólares, do Big Mac no Brasil estava cerca de 30% mais barato do que o sanduíche similar vendido e cotado, também em dólares, nos Estados Unidos, o resultado indicava que o real brasileiro estava
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (85)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender o conceito de subvalorização cambial e como o Índice do Big Mac é usado para ilustrar isso. Este índice compara o preço de um mesmo produto, o Big Mac, em diferentes países, ajustado pelas taxas de câmbio, para avaliar se uma moeda está subvalorizada ou sobrevalorizada.
A alternativa correta é: C - subvalorizado em relação ao dólar.
Justificativa: Quando o preço de um Big Mac no Brasil é 30% mais barato em dólares do que nos Estados Unidos, isso sugere que o real está subvalorizado. Isso significa que, ao converter o preço local para dólares, o custo é menor do que nos EUA, indicando que a moeda brasileira tem um valor menor do que deveria em comparação com o dólar.
Análise das alternativas incorretas:
A - valorizado em relação ao dólar: Esta opção indicaria que o real tem um valor superior, o que não é o caso, já que o Big Mac aqui custa menos em dólares.
B - sobrevalorizado em relação ao dólar: Uma moeda sobrevalorizada teria um preço superior em dólares, o que não ocorre, pois o índice mostra que o Big Mac é mais barato.
D - com alinhamento nominal em relação ao dólar: Isso indicaria que o preço do Big Mac é igual em ambos os países, o que não é verdade segundo os dados fornecidos.
E - na paridade real do poder de compra em relação ao dólar: Este conceito implica que o poder de compra é o mesmo em ambos os países, o que não é o caso, já que o preço do Big Mac difere.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
Durante a pandemia, o Real perdeu valor frente ao Dólar, portanto em Janeiro de 2021 estava subvalorizado. O texto pode confundir um pouco, mas não faria sentido afirmar que o Real estava valorizado ou em paridade com o Dólar no atual contexto econômico global.
Acertei, porque me lembrei que o professor Capriata disse que quando o real está desvalorizado, favorece a exportação e o Turismo.
Matava a questão com
subvalorizar : desvalorizado
sobrevalorizado: supervalorização.
Gaba C
Para os colegas que estão com dificuldades nessa questão, segue um comentário um pouco mais aprofundado:
Eu respondi essa questão basicamente analisando o contexto econômico no momento descrito no enunciado (12 de Janeiro de 2021). Nesta data a pandemia ainda estava forte, e conforme observado no noticiário econômico, o Real foi umas das moedas que mais se desvalorizou, portanto não faz sentido falar em paridade ou sobrevalorização do Real perante o Dólar. No meu modo de ver, é uma questão que aborda essencialmente atualidades do mercado financeiro (daquela época), o índice Big Mac é mais pra confundir.
Creio que o Big Mac estava mais barato por readequação de preços ao mercado consumidor, se estivesse no mesmo preço dos Estados Unidos, em dólares, seria extremamente caro em Reais, logo venderia menos e perderia competitividade.
===============
Elaborando um pouco mais o raciocínio sobre câmbio (para 1 Dólar valendo mais que 1 real):
Quando o Real desvaloriza, significa que aumenta a diferença nominal entre 1 Real e o seu correspondente em Dólares. Por exemplo, no início do plano Real, a cotação era 1 Real pra 1 Dólar (paridade). Hoje, 5 Reais compram 1 dólar, portanto houve uma desvalorização do Real nesse período, vale menos, você precisa de 5 Reais para comprar o mesmo 1 Dólar.
Logo, quando o Real valoriza, a diferença nominal entre 1 Real e o seu correspondente em Dólares diminui. Se, no futuro, o Dólar voltar a valer 1 Real, haverá uma valorização do Real, pois você não precisará mais de 5 Reais para comprar 1 Dólar, bastará 1 Real para comprar o mesmo 1 Dólar.
Espero ter ajudado, abraços!
exemplo com dinheiro. Big Mac 100 reais. Se 1 dólar valesse 2 reais, o Big Mac custaria 50 dólares. Se 1 dólar valesse 4 reais, o Big Mac custaria 25 dólares. Portanto, o real está subvalorizado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo