A revista inglesa The Economist publica periodicamente o fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1825987 Conhecimentos Bancários
A revista inglesa The Economist publica periodicamente o famoso Índice do Big Mac, que consiste em avaliar os preços, em dólares, do conhecido sanduíche em diferentes países na economia global. Os resultados são frequentemente replicados pela imprensa internacional, incluindo a brasileira. A metodologia de apuração é simples: com base nas taxas de câmbio nominais das moedas nacionais em relação ao dólar, cotadas num mesmo dia, converte-se o preço do Big Mac avaliado nessas moedas para o seu respectivo valor em dólares.
Considerando-se que na edição de 12 de janeiro de 2021, os cálculos da The Economist mostravam que o preço, em dólares, do Big Mac no Brasil estava cerca de 30% mais barato do que o sanduíche similar vendido e cotado, também em dólares, nos Estados Unidos, o resultado indicava que o real brasileiro estava
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

Durante a pandemia, o Real perdeu valor frente ao Dólar, portanto em Janeiro de 2021 estava subvalorizado. O texto pode confundir um pouco, mas não faria sentido afirmar que o Real estava valorizado ou em paridade com o Dólar no atual contexto econômico global.

Acertei, porque me lembrei que o professor Capriata disse que quando o real está desvalorizado, favorece a exportação e o Turismo.

Matava a questão com

subvalorizar : desvalorizado

sobrevalorizado: supervalorização.

Gaba C

Para os colegas que estão com dificuldades nessa questão, segue um comentário um pouco mais aprofundado:

Eu respondi essa questão basicamente analisando o contexto econômico no momento descrito no enunciado (12 de Janeiro de 2021). Nesta data a pandemia ainda estava forte, e conforme observado no noticiário econômico, o Real foi umas das moedas que mais se desvalorizou, portanto não faz sentido falar em paridade ou sobrevalorização do Real perante o Dólar. No meu modo de ver, é uma questão que aborda essencialmente atualidades do mercado financeiro (daquela época), o índice Big Mac é mais pra confundir.

Creio que o Big Mac estava mais barato por readequação de preços ao mercado consumidor, se estivesse no mesmo preço dos Estados Unidos, em dólares, seria extremamente caro em Reais, logo venderia menos e perderia competitividade.

===============

Elaborando um pouco mais o raciocínio sobre câmbio (para 1 Dólar valendo mais que 1 real):

Quando o Real desvaloriza, significa que aumenta a diferença nominal entre 1 Real e o seu correspondente em Dólares. Por exemplo, no início do plano Real, a cotação era 1 Real pra 1 Dólar (paridade). Hoje, 5 Reais compram 1 dólar, portanto houve uma desvalorização do Real nesse período, vale menos, você precisa de 5 Reais para comprar o mesmo 1 Dólar.

Logo, quando o Real valoriza, a diferença nominal entre 1 Real e o seu correspondente em Dólares diminui. Se, no futuro, o Dólar voltar a valer 1 Real, haverá uma valorização do Real, pois você não precisará mais de 5 Reais para comprar 1 Dólar, bastará 1 Real para comprar o mesmo 1 Dólar.

Espero ter ajudado, abraços!

exemplo com dinheiro. Big Mac 100 reais. Se 1 dólar valesse 2 reais, o Big Mac custaria 50 dólares. Se 1 dólar valesse 4 reais, o Big Mac custaria 25 dólares. Portanto, o real está subvalorizado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo