Assinale a alternativa que indica a melhor estrutura para se...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É a bacia, contudo, que fornece os caracteres diferenciais mais importantes. Integrante do nobre mister da maternidade, a bacia feminina tem constituição mais frágil que a do homem e maiores os diâmetros transversais; a grande e a pequena bacia, mais largas, o sacro mais baixo e côncavo somente na sua metade inferior, o ângulo sacrovertebral mais fechado (107º), o forame obturador maior e triangular e o ângulo subpubiano amplo, com cerca de 110º. A inclinação da sínfise vertical é menos pronunciada na mulher. As dimensões verticais da bacia masculina sobrepujam as correspondentes da bacia feminina.
Retirado do Livro: Manual de Medicina Legal
Autor: Delton Croce
É a bacia (pelve) que fornece os caracteres diferenciais mais importantes. A bacia feminina tem constituição mais frágil que a do homem e maiores os diâmetros transversais; a grande e a pequena bacia, mais largas, o sacro mais baixo e côncavo somente na sua metade inferior, o ângulo sacrovertebral mais fechado (107º), o forame obturador maior e triangular e o ângulo subpubiano amplo, com cerca de 110º. A inclinação da sínfise vertical é menos pronunciada na mulher. As dimensões verticais da bacia masculina sobrepujam as correspondentes da bacia feminina. A partir da puberdade, o ângulo formado pela diáfise femoral e o plano dos côndilos é de 80º para o homem e de 76º para a mulher, conforme Sterwart e Washington.
A pelve apresenta os caracteres mais palpáveis da diferenciação sexual:
Homem -Consistência óssea mais forte; ugas de inserção mais pronunciadas;Dimensões verticais predominam sobre as
horizontais.
Mulher - Consistência óssea mais fraca;Diâmetro transversal supera a altura da bacia; Ângulo sacrovertebral é mais fechado e saliente.
"bacia"= pelve
são ossos também usados para diferenciar o sexo: crânio e 1ª vértebra da coluna
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo