Uma gestante de 23 anos de idade, com dados de última menstr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673083 Medicina
Uma gestante de 23 anos de idade, com dados de última menstruação (DUM) em 25/2/2020, comparece à consulta em unidade básica de saúde para iniciar o pré-natal e aproveita para tirar dúvidas em relação às consultas e aos exames que realizará.
Considerando as políticas públicas de saúde, as recomendações do Ministério da Saúde para o pré-natal de baixo risco e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Devem ser realizadas, no mínimo, oito consultas de pré-natal, assegurando continuidade no atendimento e acompanhamento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o número mínimo de consultas de pré-natal recomendadas para gestantes de baixo risco no contexto das políticas públicas de saúde do Brasil. Para resolver essa questão, é necessário compreender as diretrizes do Ministério da Saúde e as melhores práticas de acompanhamento pré-natal.

A alternativa correta é E - errado. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, a recomendação para o pré-natal de baixo risco é a realização de, no mínimo, seis consultas. Portanto, a afirmação de que devem ser realizadas, no mínimo, oito consultas está incorreta.

Vamos analisar por que a alternativa C - certo está incorreta. A afirmação de que o número mínimo de consultas é oito não corresponde às diretrizes oficiais, que estabelecem que seis consultas são suficientes para garantir um acompanhamento adequado, desde que a gravidez não apresente complicações. Essa recomendação visa assegurar o cuidado contínuo e o monitoramento da saúde da gestante e do feto, mas sem a necessidade de um número tão alto de consultas em casos de baixo risco.

Para interpretar melhor esse tipo de questão, é importante estar atualizado com as normativas vigentes e compreender que as diretrizes podem variar dependendo das políticas públicas de cada região ou país. A atenção aos detalhes nos enunciados também ajuda a distinguir informações corretas de incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1 no 1º trimestre, 2 no 2º trimestre, 3 no 3º trimestre.

Totalizando 6 consultas durante a gestação.

4 dias de março+ 30 dias de abril + 31 dias de maio + 30 dias de junho = 95 dias / 7= 13 semanas e 4 dias.

por isso a questão estar errada!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo