No que diz respeito à acessibilidade na Web e em c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: MDA Prova: FUNCAB - 2014 - MDA - Analista de Negócios |
Q499284 Arquitetura de Software
No que diz respeito à acessibilidade na Web e em conformidade com as recomendagoes W3C, existe uma a rquitetura denominada “ Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico” , que define urn conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (T IC ) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral, de forma obrigatória. As áreas cobertas por essa arquitetura estao segmentadas em:

- Interconexão;
- Segurança;
- Meios de Acesso;
- Organização e Intercambio de Informações;
- Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

Essa arquitetura é conhecida pela sigla:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - ePING

A questão aborda a arquitetura de interoperabilidade do governo eletrônico brasileiro, que é um tema fundamental para entender como o governo utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para proporcionar uma administração pública mais eficiente e integrada.

ePING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico) é a resposta correta. Esta arquitetura define um conjunto de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização das TIC no Governo Federal. Ela estabelece as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral de maneira obrigatória. As áreas cobertas por essa arquitetura incluem:

  • Interconexão;
  • Segurança;
  • Meios de Acesso;
  • Organização e Intercâmbio de Informações;
  • Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

Agora, vamos analisar o porquê das outras alternativas estarem incorretas:

A - eWEB: Esta alternativa está incorreta porque não existe uma arquitetura de interoperabilidade do governo eletrônico com esse nome. "eWEB" não é uma sigla reconhecida no contexto dos padrões de TIC no governo brasileiro.

B - eMAG: eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) é um conjunto de recomendações para tornar os sites do governo acessíveis a todos os cidadãos, inclusive pessoas com deficiência. Embora relevante, não se refere à arquitetura de interoperabilidade mencionada na questão.

C - eW3C: Esta alternativa está incorreta porque "W3C" refere-se ao World Wide Web Consortium, uma organização internacional que desenvolve padrões para a Web. "eW3C" não é uma sigla reconhecida no contexto de interoperabilidade do governo brasileiro.

D - ePWG: Esta alternativa também está incorreta. "ePWG" não é uma sigla utilizada para designar qualquer arquitetura ou padrão de interoperabilidade no governo brasileiro.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema da questão. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Governo Eletrônico (e-Gov) é um programa do Governo Federal que tem como princípios, entre outros, a democratização do acesso à informação, ampliação de discussões, dinamismo na prestação de serviços públicos e eficiência e efetividade das funções governamentais. 

Nesse contexto que se inserem os padrões de acessibilidade (e-MAG)interoperabilidade (e-PING)

“A arquitetura ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.”



As áreas cobertas pela ePING estão segmentadas em:

Interconexão;

Segurança;

Meios de Acesso;

Organização e Intercâmbio de Informações;

Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

 

 

A ePING é concebida como uma estrutura básica para a estratégia de governo eletrônico, aplicada ao governo federal – Poder Executivo, não restringindo a participação, por adesão voluntária, de outros Poderes e esferas de governo.

Para os órgãos do governo federal, Poder Executivo brasileiro, a adoção dos padrões e políticas contidos na ePING é obrigatória (Portaria SLTI/MP nº 92, de 24 de dezembro de 2014).

No âmbito das entidades supramencionadas, são obrigatórias as especificações contidas na ePING para:

todos os novos sistemas de informação que vierem a ser desenvolvidos e implantados no governo federal e que se enquadram no escopo de interação, dentro do governo federal e com a sociedade em geral;

sistemas de informação legados que sejam objeto de implementações que envolvam provimento de serviços de governo eletrônico ou interação entre sistemas; e

aquisição ou atualização de equipamentos de TIC.,

 

 

http://eping.governoeletronico.gov.br/#parte1

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo