Para responder à questão , observe, no arranjo, a seguinte ...
De acordo com a localização dos dados e de suas respectivas informações de paridade (indicadas com o sufixo “p"), pode-se concluir corretamente que os níveis RAID identificados pelas letras X e Y correspondem, res- pectivamente, ao
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
Só esclarecendo o segundo ponto do comentário do colega Nícolas, no RAID 5 a paridade tem tamanho equivalente a um disco, mas não está físicamente em apenas um disco, mas dispersa em todos os discos do arranjo (conforme vemos na figura). Esse é o principal fator que diferencia um RAID 4 do 5. No RAID 4 temos a paridade em um único disco, que termina sendo o gargalo de escrita do arranjo.
Se observar atentamente já vemos o RAID 1 de cara, pois está espelhado. E observando ainda mais atentamente veremos 4 blocos de paridade, logo, RAID 5
Gabarito: D
Gabarito D
RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários dois discos ou mais. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
Vantagens:
caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco; segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).Desvantagens:
custo relativamente alto se comparado ao RAID 0; ocorre aumento no tempo de escrita; Tem espelhamento; não é usada paridade.O RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array, ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.
Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, exceto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.
Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um, em RAID 5, em um total de 160 GB de dados, teremos 20 GB de paridade (capacidade de 1 HD) e 140 GB disponíveis.
Vantagens:
maior rapidez com tratamento de ECC; leitura rápida (porém escrita não tão rápida).Desvantagem:
sistema complexo de controle dos discos."Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo