Considerando o conteúdo do texto, analise as seguintes afirm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236630 Português
“OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19
Brasília, 5 de maio de 2023


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5/05), em Genebra, na Suíça, o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à COVID-19. A decisão foi tomada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após receber a recomendação do Comitê de Emergência encarregado de analisar periodicamente o cenário da doença. Durante a 15ª sessão deliberativa do Comitê, na quarta-feira (4/05), seus membros destacaram a tendência de queda nas mortes por COVID-19, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas à doença, bem como os altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2, coronavírus causador dessa enfermidade. O fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a COVID-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde. A propagação mundial da doença continua caracterizada como uma pandemia, tendo tirado uma vida a cada três minutos apenas na semana passada. “O que essa notícia significa é que está na hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o de manejo da COVID-19 juntamente com outras doenças infecciosas”, destacou Tedros Adhanom. Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), saudou a decisão do diretor-geral da OMS de aceitar a recomendação do Comitê de Emergência. “Não devemos baixar a guarda, precisamos continuar vacinando os grupos vulneráveis e fortalecendo a vigilância. Também é hora de nos concentrarmos em nos preparar melhor para futuras emergências e reconstruir melhor para um futuro mais saudável e sustentável”, destacou Barbosa”.

(Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente).


Considerando o conteúdo do texto, analise as seguintes afirmativas:
I - O presidente da OMS é o único responsável pela determinação do fim do risco à saúde mundial.
II - A partir de agora os países devem equiparar os cuidados contra a Covid-19 a outras doenças que circulam na sociedade.
III - Outras autoridades não concordam com a decisão da OMS.
IV - É evidente que o risco de outras situações críticas é considerado por agências de saúde.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em interpretação textual. Vejamos:


I- Incorreta.


O presidente da OMS não é mencionado como o único responsável pela determinação do fim do risco à saúde mundial no texto. A decisão é atribuída ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após receber a recomendação do Comitê de Emergência. Portanto, a afirmativa I está incorreta.



II- Correta.


A partir de agora os países devem fazer a transição do modo de emergência para o de manejo da COVID-19 juntamente com outras doenças infecciosas, conforme mencionado no texto.


O texto afirma que "está na hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o de manejo da COVID-19 juntamente com outras doenças infecciosas". Portanto, a afirmativa II está correta.


III- Incorreta.


O texto não menciona explicitamente que outras autoridades não concordam com a decisão da OMS. Portanto, não há evidência no texto para apoiar a afirmativa III.


IV- Correta.


O texto menciona que é hora de nos preparar melhor para futuras emergências, o que sugere que o risco de outras situações críticas é considerado por agências de saúde. Portanto, a afirmativa IV está correta.


Portanto, as afirmações corretas são II e IV. Peço desculpas pela confusão anterior. 


A banca viu como correta a assertiva I e III, mas não concordo.



Gabarito da banca: B

Gabarito do monitor: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

tem alguma coisa errada nessa questão

Eu estou realmente abismado com essa questao a alternativa l até posso entender mas a lll não da não.

Não encontrei em nenhuma parte do texto, referindo-se ao Presidente da OMS, apenas ao Diretor Geral. Temos de presumir que o Diretor Geral seja o presidente??? Também não encontrei nenhuma parte falando sobre discordância...

Eu coloquei a alternativa C de Certa, pois a afirmativa II pode ser encontrada no texto nas linhas 8 e 9 e a afirmativa IV nas linhas 10, 11 e 12.

Essa questão não deveria ter sido anulada? Pois, os pressupostos relacionados na letra a estão no texto. Na segunda, oitava e nona linha respectivamente.

Não entendi nada. ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo