A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673089 Medicina
Uma paciente de 60 anos de idade é atendida em consulta na unidade básica de saúde, relatando sangramento vaginal há cerca de cinco meses, associado a dor em baixo ventre. Informa que os episódios são intermitentes, com sangue vivo em pequena quantidade. Destaca emagrecimento de 2 kg nesse período, o que relaciona às aulas de hidroginástica que prática com mais frequência. Relata ser tabagista desde os 20 anos de idade. Informa ser diabética e nunca ter engravidado. Refere-se a passado de câncer colorretal, já tratado. Ao exame, percebe-se paciente negra, obesa, com útero palpável acima da sínfise púbica no toque vaginal bimanual, com anexos não palpáveis, sem sangramento vaginal identificado no exame especular. 

A respeito do caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Deve-se considerar a possibilidade de síndrome de Lynch.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

O tema central desta questão é a possibilidade de síndrome de Lynch em um contexto clínico específico. Neste caso, analisamos uma paciente de 60 anos com histórico de câncer colorretal, que é um dos fatores que nos leva a considerar essa síndrome. A síndrome de Lynch, também conhecida como câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC), aumenta o risco de vários tipos de câncer, incluindo o colorretal e o câncer de endométrio.

Para resolver essa questão, é necessário compreender:

  • O perfil clínico da síndrome de Lynch e seus sintomas associados.
  • Os tipos de câncer mais comuns em pacientes com a síndrome.
  • As características de apresentação da paciente que indicam risco aumentado.

A justificativa para a alternativa correta (C - certo) está no fato de que:

  • Histórico de câncer colorretal: A paciente já teve câncer colorretal, o que é um indicador forte para considerar a síndrome de Lynch.
  • Idade e sintomas: Aos 60 anos, com sangramento vaginal e dor associada, deve-se investigar câncer de endométrio, que é comum em pacientes com esta síndrome.
  • Fatores de risco adicionais: O tabagismo e a nuliparidade podem aumentar o risco de câncer endometrial, potencialmente relacionado à síndrome de Lynch.

Alternativa incorreta (E - errado):

Responder "errado" não é adequado aqui, pois a explicação dada acima já demonstra que há uma necessidade de considerar a síndrome de Lynch como parte do diagnóstico diferencial, dado o histórico e sintomas da paciente.

Portanto, é importante fazer uma correlação entre os achados clínicos da paciente e o conhecimento sobre os fatores de risco genéticos e não genéticos, para uma avaliação precisa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os sinais e sintomas da síndrome de Lynch são semelhantes a outras formas de câncer colorretal, e o diagnóstico e tratamento do tumor propriamente dito são os mesmos.

Os pacientes também têm maior risco de outros tipos de câncer, particularmente do endométrio e do ovário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo