A previsão de demanda de itens de estoque é item f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q316780 Administração de Recursos Materiais
A previsão de demanda de itens de estoque é item fundamental no planejamento de materiais e financeiro de uma empresa. Dentre as técnicas de previsão abaixo, a única considerada qualitativa é

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ITEM CORRETO, LETRA B

Para Moreira (2009) os métodos de previsão podem ser classificados de acordo com  critérios variados, no entanto a classificação mais comum é a que leva em consideração o tipo de abordagem utilizado, ou seja, o tipo de instrumentos e conceitos que que formam a base da previsão. 
Por este critério os métodos podem ser qualitativos e quantitativos

As técnicas qualitativas apresentadas por Moreira (2009) são: Técnica Delphi, Opiniões de Executivos, Opinião da Forças de Vendas e Pesquisas de Mercado.  Além destas técnicas, Gaither e Frazier (2002-2004) ainda citam a analogia histórica e Wanke e Julianelli (2006) discorrem sobre a análise de cenários.

Analogia histórica Analogia quer dizer semelhança, relação, afinidade. Utiliza-se este modelo principalmente para lançamento de novos produtos, uma vez que esta técnica visa comparar o produto que pretende-se prever com um similar, partindo-se do princípio de que a demanda para este novo produto será similar a do produto já existente.
Tendo definidas as características similares, estabelecem-se as estimativas de demanda do novo produto, com base no comportamento passado das características definidas.

FONTE: MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo Thomson,  2002-2004
WANKE, Peter; JULIANELLI, Leonardo. Previsão de vendas: processos organizacionais & métodos quantitativos e qualitativos. São Paulo: Atlas, 2006.
As informações básicas na previsão dos estoques se dividem em duas categorias:
quantitativas e qualitativas, estas permitem decidir quais serão as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados.

1. Quantitativas:

  1. Evolução das vendas no passado; (lembra quantidade de itens vendidos no passado)
  2. Variáveis cuja evolução e explicação estão ligadas diretamente às vendas;
  3. Variáveis de fácil previsão, relativamente ligadas às vendas - populações, renda, PNB;
  4. Influência da propaganda.
2. Qualitativas:
  1. Opinião dos gerentes;
  2. Opinião dos vendedores;
  3. Opinião dos compradores;
  4. Pesquisa de mercado. (lembra preferência do mercado -qualidade)




Métodos Qualitativos

Método Delphi - Especialistas (isolados) enviam suas opiniões sobre algum produto que se queria prever a demanda, o coordenador desse processo trata essas informações estatisticamente e retorna esse tratamento aos participantes. Esse processo vai se repetindo até que haja uma convergência de opiniões.

Júri de Executivos - Esse método procura capturar a opinião de pequenos grupos, em geral, de executivos de nível alto sobre alguma variável que se pretenda prever.

Força de Vendas - Nessa abordagem, cada vendedor ou representante de força de vendas emite sua estimativa localizada e desagregada. O composto agregado de todas as estimativas desagregadas é tomado como a estimativa global.

Pesquisa de Mercado - Solicita diretamente dos clientes a intenção de compra futura.

Analogia histórica - Analisa produtos similares dos quais se têm dados, então por analogia um produto novo pode ser estimado. Exemplo: estimar vendas de DVD em função das vendas históricas de VHS ou CD.

Elaborei esse quadro resumo para facilitar o entendimento na escolha dos métodos

[GABARITO: LETRA B]

As técnicas de previsão de demanda são classificadas em qualitativas e quantitativas. As técnicas qualitativas são aquelas que se baseiam na opinião de especialistas ou em informações subjetivas para estimar a demanda futura, enquanto as técnicas quantitativas utilizam dados numéricos históricos para prever a demanda futura.

Dentre as opções apresentadas, o método de analogia histórica é o único considerado qualitativo, pois se baseia na comparação da demanda de um item com a demanda de outro item que tenha padrões semelhantes, com o objetivo de inferir a demanda futura do item em questão. As demais técnicas apresentadas são quantitativas, pois utilizam dados numéricos para prever a demanda futura, por meio de modelos matemáticos ou estatísticos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo