Um trabalhador, muito empenhado em alcançar reconhecimento e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378451 Segurança e Saúde no Trabalho
Um trabalhador, muito empenhado em alcançar reconhecimento em sua profissão, é transferido de unidade duas vezes em um ano, assumindo compulsoriamente um posto de gerência, enquanto a amplitude de controle em sua organização de trabalho aumentava. As tarefas que assume são pouco especializadas e não estão de acordo com suas habilidades, obrigando-o a lidar diariamente com o público. Para compensar suas deficiências no novo posto, aumenta a carga de trabalho em busca de treinamento. Após adaptar-se ao novo papel, mudanças de diretriz na empresa o obrigam a modificar as rotinas de trabalho recém-aprendidas. Vive risco permanente de perda de emprego, e suas novas obrigações incluem o comunicado de demissão a seus colegas. Em certa ocasião, busca atendimento médico queixando-se de muito cansaço físico, dificuldade de iniciar o sono, ansiedade permanente e muita irritação ao pensar no trabalho (que até então havia sido fonte de orgulho e satisfação pessoal), dificuldade de concentração e uma forte anestesia emocional em relação aos colegas de trabalho e aos clientes, por quem chega a sentir desprezo. Sentindo-se injustiçado por sua empresa, aumentou muito seu absenteísmo e percebe estar sendo vigiado por seus superiores, o que o faz supor que esteja prestes a ser demitido, devido à sua baixa produtividade e ao seu comportamento irresponsável. Apesar do quadro descrito no trabalho, encontra satisfação em sua vida familiar, ainda que um pouco prejudicada por chegar a casa muito tenso e estressado. Anseia pelos afastamentos de fim de semana e pelas férias, as quais planeja minuciosamente.

De acordo com as categorias reconhecidas pelo Ministério da Saúde, a situação clínica acima é característica da(o)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Síndrome de Burnout

A situação clínica descrita na questão se enquadra na Síndrome de Burnout, um estado de exaustão física, emocional e mental associado ao ambiente de trabalho. Este distúrbio é caracterizado pelo esgotamento profissional, uma resposta ao estresse laboral crônico que envolve principalmente pessoas cujo trabalho envolve um contato direto e intenso com outras pessoas, como é o caso de profissionais de saúde, educação e, como descrito no caso, gestores que lidam com o público e equipes.

Os sintomas apresentados pelo trabalhador incluem cansaço físico, ansiedade, irritação, dificuldade de concentração, anestesia emocional e um sentimento de desprezo em relação aos colegas de trabalho e clientes. Além disso, o trabalhador sente-se injustiçado e vigiado, com risco de perda de emprego, o que agrava ainda mais o quadro de estresse. Apesar de encontrar satisfação em sua vida fora do trabalho, o estresse deste invade sua vida familiar, causando tensão.

Todos esses sintomas são indicativos da Síndrome de Burnout, e não se alinham com as outras alternativas, que descrevem outros distúrbios psicológicos:

  • Agorafobia: caracteriza-se pelo medo intenso de estar em locais de onde a fuga pode ser difícil ou embaraçosa, ou de onde o socorro pode não estar disponível em caso de ter um ataque de pânico.
  • Neurastenia: é um termo histórico para um distúrbio com sintomas de fadiga e fraqueza associados ao estresse psicológico, mas não é comumente usado na prática médica moderna.
  • Transtorno persistente do humor: refere-se a distúrbios afetivos de longa duração como a distimia, que apresenta sintomas de depressão leve a moderada de forma crônica.
  • Transtorno do estresse pós-traumático: é um distúrbio de ansiedade grave que pode se desenvolver após a exposição a qualquer evento que resulte em trauma psicológico.

Portanto, a alternativa C - Síndrome de Burnout é a correta, pois é a que melhor descreve o conjunto de sintomas e a situação vivenciada pelo trabalhador no enunciado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão1 ; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Segurança Pública, da Saúde Pública, setor bancário e da Educação. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout )

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo