Assinale a alternativa correta que corresponde ao órgão res...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O tema da questão é a identificação do órgão responsável pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil. Esse é um tópico importante dentro da Gestão Ambiental na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, pois envolve a regulação e fiscalização de produtos e serviços que impactam a saúde pública e o meio ambiente.
Resumo teórico: A Vigilância Sanitária é um conjunto de ações que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. O principal órgão responsável por essas ações no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Fonte relevante: De acordo com a Lei nº 9.782/1999, a ANVISA é a entidade responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como parte do Ministério da Saúde.
Justificativa da alternativa correta:
E - ANVISA. A ANVISA é o órgão governamental que tem a função de proteger e promover a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e do consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. Ela coordena o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, estabelecendo normas e padrões para garantir a qualidade desses produtos e serviços.
Análise das alternativas incorretas:
A - ANS: A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é responsável pela regulação dos planos de saúde e não pela vigilância sanitária.
B - Ministério da Saúde: Embora o Ministério da Saúde supervisione a ANVISA, ele não é o responsável direto pela execução das atividades de vigilância sanitária.
C - CNS: O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é responsável por formular e controlar a execução da política nacional de saúde, mas não atua diretamente na coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
D - Fiocruz: A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas e não atua como órgão regulador do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab e
lei 9782/99
Art. 7º Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo:
I - coordenar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;
Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;
_________________
ANS: agência nacional de saúde suplementar = cuida dos planos de saúde
MS = ministério da saúde = antes o SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária) era competência dele, mas após 1999, ficou para a Anvisa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo