O emprego da vírgula marca a elipse de um verbo em:
Texto para responder às questões 1 a 8.
Ucrânia e o mundo civilizado
Cobertura ocidental sobre Ucrânia. Na CBS: "Este não é um lugar como o Iraque ou o Afeganistão. Esta é uma cidade relativamente civilizada, relativamente europeia". Na ITV britânica: "O impensável aconteceu. Esta não é uma nação em desenvolvimento do terceiro mundo-esta é a Europa!". Na BBC: "É muito emocionante para mim porque vejo europeus com olhos azuis e cabelos loiros sendo mortos".
Há quase meio milhão de refugiados da Ucrânia, metade deles para a Polônia, a mesma que há pouco mandava tropas para bater em refugiados. Há relatos de africanos e de brasileiros barrados em trens fugindo da Ucrânia. Enfatizar que nossa dor é seletiva -geográfica e racialmente -não apaga a realidade da dor (na Ucrânia, é real e cruel); apenas ressalta que nossa empatia é proporcional à humanidade que concedemos a quem sofre.
Raça é uma fronteira, nos lembra Achiume em "Racial Borders". Regimes formais (status de refugiado) e informais (ser aceito em um trem) conferem privilégios raciais a uns e imobilidade a outros. A quem chamamos civilizados, a compaixão. Aos bárbaros, a penúria. O maior campo de refugiados do mundo, no Quênia, continua ameaçado de fechar. Sanções econômicas dos EUA continuam a levar o Afeganistão à fome.
No livro "History of White People", Painter nos lembra que o reconhecimento de povos do Leste Europeu como igualmente brancos no Ocidente foi objeto de disputa. Foi por ter admirado a beleza de um crânio oriundo das montanhas do Cáucaso na Rússia, aliás, que Blumenbach, em 1795, classificou o grupo europeu como caucasiano.
A anedota persiste e nos lembra que raça é, ao mesmo tempo, arbitrária e poderosa. No mesmo século 18, o termo "civilização" era inventado para separar europeus dos bárbaros colonizados (nós, no caso). Por baixo do derramar de sangue da guerra, desumano e inútil, reside paradoxalmente a chave para compreender a nossa humanidade: todos sangramos, nós que somos seletivos no olhar.
Thiago Amparo Folha de São Paulo, 03/03/2022
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A alternativa correta é: B - "Aos bárbaros, a penúria" (3° parágrafo)
Tema Central: A questão avalia o conhecimento sobre a pontuação, mais especificamente o uso da vírgula para marcar a elipse de um verbo. Elipse é uma figura de linguagem que consiste na omissão de um termo que é facilmente subentendido pelo contexto. Neste caso, a vírgula substitui a ausência do verbo.
Justificativa da Alternativa Correta:
Na frase "Aos bárbaros, a penúria", a vírgula indica a omissão do verbo "cabe" ou "é", que seria repetido na estrutura da frase. Portanto, a frase completa poderia ser entendida como "Aos bárbaros, [cabe/é] a penúria". A vírgula, nesse caso, substitui o verbo que foi omitido, caracterizando a elipse.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - "na Ucrânia, é real e cruel" (2° parágrafo): Aqui, a vírgula não está substituindo nenhum verbo. Ela é utilizada para separar um elemento adverbial ("na Ucrânia") do restante da oração. O verbo "é" já está presente na frase.
- C - "Foi por ter admirado a beleza de um crânio oriundo das montanhas do Cáucaso na Rússia, aliás" (4° parágrafo): Neste caso, a vírgula separa um elemento explicativo ou de ênfase ("aliás") do restante da frase, e não indica a omissão de um verbo.
- D - "A anedota persiste e nos lembra que raça é, ao mesmo tempo, arbitrária e poderosa" (5° parágrafo): A vírgula aqui é utilizada para separar orações coordenadas adjetivas, marcando uma pausa na leitura, mas não há omissão de verbo.
Com essa análise, podemos compreender que a alternativa B é a única que apresenta a elipse de um verbo marcada pela vírgula.
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Comentários
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B
Elipse - o que já foi mencionado
" A quem chamamos civilizados, a compaixão. Aos bárbaros, a penúria..."
Ficou faltando o trecho "A quem chamamos civilizados, a compaixão." na letra B - o que dificultou um pouco.
Elipse é o que foi suprimido ou substituído .
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