Considerando o papel dos EUA no mundo, o fim do subsídio ao ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
EUA põem fim aos subsídios do etanol depois de mais de 3 décadas
Congresso não renovou a ajuda de 6 bilhões de dólares por ano aos produtores.
Os Estados Unidos colocarão fim neste domingo a mais de três décadas de subsídios para os produtores de etanol que custaram US$ 6 bilhões anuais aos contribuintes, embora espera-se que o impacto sobre os agricultores seja ínfimo.
Na semana passada, o Congresso entrou em recesso sem estender os subsídios que ajudaram milhões de toneladas de milho para dentro dos tanques de combustível dos automóveis ao invés de se transformar em ração para o gado ou alimento para os homens.
Os subsídios para os agricultores surgiram em 1973, quando um embargo petroleiro árabe demonstrou até que ponto a maior economia do planeta dependia dos hidrocarbonetos importados.
Durante a Presidência de Jimmy Carter (1977-1981) houve muito entusiasmo nos EUA pelas fontes de energia alternativas e os combustíveis obtidos de recursos renováveis, incluída a produção de etanol a partir de vegetais, especialmente o milho.
Embora a chegada à Casa Branca do republicano Ronald Reagan diminuiu a busca por fontes alternativas de energia, os subsídios para os produtores de etanol se mantiveram.
No outro extremo do espectro político, os defensores do meio ambiente também se opuseram aos subsídios para os produtores de etanol, com o argumento de que a expansão dos cultivos envolvia maior uso de máquinas - com motores a diesel - e um uso maior de adubos.
Os produtores de etanol esperam agora que o Congresso não deixe expirar outro subsídio que apoia o combustível obtido de fontes vegetais, conhecido como etanol celulósico.
Este é o etanol que pode obter a partir de uma espécie de gramínea (Panicum virgatum), resíduos de madeira em estaleiros e ainda folhas e casca de milho.
Outra questão com gabarito errado, e da mesma prova. Os organizadores do site precisam ficar mais atentos a isso. Manter gabarito errado aqui é risco sério de cair em descrédito e inviabilizar a idéia do site, que é genial. Fiquem espertos e corrijam o gabarito dessa prova. A alternativa correta é a letra D. Confiram lá na prova e no gabarito.
Aliás, comentário do Hugo corretíssimo. Comentário da Ludiana incoerente, ao fazer alusão à alternativa errada
O correto é a letra D:
Questão 42: http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_prova/22009/cesgranrio-2010-prefeitura-de-salvador-ba-professor-geografia-prova.pdf
Gabarito D: http://site.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/seplag0110/pdf/seplag_gabarito.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo