A estrutura organizacional é representada, graficamente, pel...
De acordo com a figura acima, o tipo de departamentalização utilizado é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A____)
10. (Esaf/STN/Desenv. Institucional/2005) “A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.” (Chiavenato, 2000, p. 585)
Selecione a opção que expressa corretamente o significado da afirmativa anterior.
a) Contingência significa algo previsível que não depende de circunstâncias sociopolíticas, portanto o diagnóstico do ambiente e a escolha de uma tecnologia determinam o desenho organizacional.
b) Esta teoria surgiu a partir de pesquisas feitas no chão de fábrica para verificar os processos produtivos mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura funcional é a melhor forma de organizar o trabalho.
c) Contingência significa uma relação de causa e efeito que permite prever o desenho organizacional e as estratégias de mercado a serem implantadas, de modo a garantir maior eficiência organizacional.
d) Essa teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes, cujo resultado conduziu à concepção de um modelo de diagnóstico organizacional.
e) Essa teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura da organização é dependente do ambiente externo.
A letra A está incorreta. Uma contingência não é previsível. Contingência se relaciona com o incerto, não com o previsível. A letra B também está errada, pois seria mais próxima da Administração Cientifica de Taylor.
Na letra C, não existe essa relação de causa e efeito na Teoria da Contingência. O que existe é uma relação de “se-então” entre as variáveis externas e internas.
Com relação à letra D, a origem da Teoria da Contingência realmente buscou os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes. Entretanto, a conclusão foi a de que não existe uma “solução única” para todas as empresas, pois dependeria das diversas variáveis externas. Já a letra E está correta e é o nosso gabarito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo