Acerca dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do ...
O sistema contábil do setor público está estruturado nos seguintes subsistemas / módulos de informações: caixa, contas a receber, contas a pagar, faturamento e folha de pagamento.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Subsistema de Informações Orçamentárias
Subsistema de Informações Patrimoniais
Subsistema de Custos
Subsistema de Compensação
Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas: a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como: I) Orçamento; II) Programação e execução orçamentária; III) Alterações orçamentárias; e IV) Resultado orçamentário.
b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como: I) Alterações nos elementos patrimoniais; II) Resultado econômico; e III) Resultado nominal. c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais como: I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas; II) Bom uso dos recursos públicos; e III) Custos das unidades contábeis. d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com informações tais como: I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e II) Acordos, garantias e responsabilidades.
Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre: a) O desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão; b) A avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade; c) A avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento; e d) A avaliação dos riscos e das contingências. O conhecimento do conceito do sistema contábil e de seus subsistemas, apesar de essencialmente teórico, facilita o pleno entendimento da estrutura e funcionamento do PCASP.
http://www.cnm.org.br/images/stories/Links/08082013_Parte_IV_-_PCASP.pdf
De Acordo Glauber Mota(2009) "é possível segregar as contas utilizadas na Administração Pública em quatro
grupos distintos, que dão origem aos seguintes subsistemas de contas independentes, autônomos e estanques, quais sejam:
Financeiro, Patrimonial, Orçamentário e de Compensação."
Já o subsistema de custo, ainda citando, Glauber Mota "as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, diz que o subsistema de custos tem por finalidade registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, esse assunto não é tratado com detalhes, tendo em vista a inexistência de regulamentação sobre ele por parte dos órgãos oficiais."
Mesmo acertando a questão eu fico com a dúvida se hoje é adotado o Subsistema de Custo. Alguém pode me esclarecer?
Setor Público ==> "Faturamento" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não existe esse subsistema o certo seria subsistemas: orçamentários , patrimonial , de custo e de compensação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo