Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pel...
Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme, a derme, o tecido subcutâneo e a fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas do organismo. As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros que auxiliam no diagnóstico, evolução e definição do tipo de tratamento. A partir dos diferentes parâmetros de classificação de uma ferida, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona acometimentos com a sua respectiva caracterização:
Primeira coluna: acometimentos
(1) Cirúrgica incisiva
(2) Cirúrgica excisiva
(3) Ulcerativa
(4) Ferida aguda
(5) Ferida contaminada
(6) Ferida Infectada
(7) Ferida com exsudato seroso
(8) Ferida com exsudato purulento
Segunda coluna: caracterização
(__)Lesão escavada, circunscrita, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos.
(__)É quando há ruptura da vascularização com desencadeamento imediato do processo de hemostasia. Na reação inflamatória aguda, as modificações anatômicas dominantes são vasculares e exsudativas e podem determinar manifestações localizadas no ponto de agressão ou ser acompanhada de modificações sistêmicas.
(__)Lesão com tempo superior a 6 horas entre o trauma e atendimento, com presença de contaminantes, mas sem processo infeccioso local.
(__)Provocada por instrumento cirúrgico. Onde há remoção de áreas de pele.
(__)Provocada por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica. Onde há perda mínima de tecido.
(__)Líquido composto por células e proteínas, produzido por um processo inflamatório asséptico ou séptico. Alguns microrganismos (estafilococos, pneumococos, meningococos, gonococos, coliformes e algumas amostras não hemolíticas dos estreptococos) produzem de forma característica, supuração local e, por isso, são chamados de bactérias piogênicas.
(__)É caracterizada por uma extensa liberação de líquido, com baixo conteúdo proteico. Esse tipo de exsudato inflamatório é observado precocemente nas fases de desenvolvimento da maioria das reações inflamatórias agudas, encontrada nos estágios da infecção bacteriana.
(__)Presença de agente infeccioso local e lesão com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos, podendo haver secreção purulenta.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: