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Q2287877 Engenharia de Software
A Unified Modeling Language™ (UML®) é uma linguagem de modelagem visual padrão para os analistas de negócios, arquitetos de software e desenvolvedores, empregada para descrever, especificar, projetar e documentar processos de negócios novos ou existentes, estrutura e comportamento de artefatos de sistemas de software. Sobre diagramas UML, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

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Alternativa correta: A - V, V, V, V.

A compreensão dos diagramas da UML é essencial para representar diferentes aspectos de sistemas de software. Vamos justificar a correção de cada afirmação:

  • Diagrama de Estados: Este diagrama é realmente utilizado para modelar o comportamento de um objeto ao longo do tempo, incluindo seus diferentes estados e as transições que ocorrem em resposta a eventos específicos.
  • Diagrama de Sequência: Correto, esse diagrama demonstra a sequência de interações entre objetos em um sistema. Ele apresenta a ordem temporal das mensagens que são trocadas, o que é crucial para a compreensão do fluxo de eventos no sistema.
  • Diagrama de Classes: De fato, é um dos diagramas mais utilizados na UML para representar a estrutura estática de um sistema, mostrando classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos, como associações, generalizações e dependências.
  • Diagrama de Casos de Uso: Este diagrama é utilizado para descrever as funcionalidades propostas de um sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários externos (atores). Ele ajuda a capturar os requisitos funcionais do sistema.

Conhecendo o propósito e a aplicação de cada um destes diagramas, é possível confirmar que todas as afirmações da questão são verdadeiras, fazendo da alternativa A a correta.

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Comentários

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Gabarito letra A.

Todas as alternativas são verdadeiras.

Complementando:

Tenha em mente a diferença entre os dois diagramas mais cobrados.

O Diagrama de Classes e o Diagrama de Casos de Uso são dois tipos distintos de diagramas na Unified Modeling Language (UML), utilizados para representar diferentes aspectos de um sistema. Vamos destacar as principais diferenças entre eles:

Diagrama de Classes:

Foco:

Classes e Estrutura: O Diagrama de Classes foca na estrutura interna do sistema, representando classes, seus atributos, métodos e as relações entre elas.

Objetivo:

Modelagem da Estrutura: Utilizado para modelar a estrutura estática do sistema, incluindo as entidades do domínio, suas propriedades e os relacionamentos entre elas.

Envolvimento de Atores:

Não envolve atores diretamente: Não representa atores (usuários ou sistemas externos) interagindo com o sistema.

Diagrama de Casos de Uso:

Foco:

Comportamento do Sistema: O Diagrama de Casos de Uso foca no comportamento do sistema do ponto de vista dos usuários, representando as interações entre atores e casos de uso.

Objetivo:

Modelagem do Comportamento: Utilizado para modelar o comportamento do sistema, mostrando como os usuários interagem com o sistema por meio de casos de uso.

Envolvimento de Atores:

Envolvimento Direto de Atores: Atores (usuários ou sistemas externos) são parte fundamental do diagrama, representando quem interage com o sistema.

Ainda,

Diagrama de Estados: Útil para modelar o comportamento interno de um objeto em termos de estados e transições.

Diagrama de Sequência: Útil para visualizar interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, especialmente em cenários que envolvem trocas de mensagens.

Gabarito letra A.

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