No que se refere às ideias e informações do texto, julgue o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

O texto não defende nenhuma tese, não tenta convencer ninguém de nada, pois não é argumentativo.O texto é eminentemente informativo.


ERRADO, pois é justamente o contrário.

O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).

Por exemplo: Se a lei determinasse que para se ter acesso à justiça TODOS (sem nenhuma distinção) devessem pagar, como ficariam os hipossuficientes? É óbvio que ficariam impossibilitados de terem acesso à prestação jurisdicional. Seria um tratamento IGUAL que prejudicaria os DESIGUAIS.

Deus abençoe a todos!

O autor relata a "história da gratuidade jurídica no Brasil". Não tenta convencer ninguém a  nada.

Alternativa errada.

O autor expõe sobre a assistência jurídica, mas não tenta convencer o leitor  acerca da necessidade de que se tratem como iguais os desiguais, por meio da prestação jurisdicional gratuita.

Completando o comentário perfeito da colega abaixo, no texto, o autor não tem intensão de convencer o leito. É apenas um texto informativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo