“A característica de um objeto que determina como ele pode s...

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Q465429 Design Gráfico
“A característica de um objeto que determina como ele pode ser usado por indivíduos que com ele interagem, é chamada de _____, particularmente no campo da psicologia cognitiva, em sua relação com o Design.”

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
Alternativas

Gabarito comentado

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Alternativa Correta: B - affordance

No campo do design, especialmente quando associado à psicologia cognitiva, o termo affordance é extremamente relevante. Ele se refere às propriedades de um objeto que sugerem sua função e uso, ou seja, como ele pode ser usado pelas pessoas que interagem com ele. Essa característica é fundamental para o design de interfaces, produtos e ambientes, pois facilita a interação do usuário de forma intuitiva e eficaz.

Justificativa das Alternativas:

A - Gestalt: Embora a teoria da Gestalt também seja aplicada no design, ela se concentra em como o cérebro humano percebe padrões e formas, não especificamente em como um objeto "sugere" seu uso.

B - affordance: Esta é a escolha correta. Affordance descreve a capacidade de um objeto sugerir sua função aos usuários, sendo um conceito central no design de produtos e interfaces.

C - Ergonomia: A ergonomia está relacionada à adaptação de produtos ou ambientes às necessidades humanas, visando conforto e eficiência, mas não se refere diretamente a como um objeto expressa suas possibilidades de uso.

D - skeuomorphism: O skeuomorphism envolve a incorporação de elementos de design que lembram objetos reais em interfaces digitais. Embora seja importante no design, não está relacionado a como os objetos instruem sobre seu uso.

E - styling: Refere-se ao estilo ou aparência estética de um objeto, sem uma relação direta com sua funcionalidade ou como o uso é sugerido aos usuários.

Conclusão: Compreender affordance ajuda a criar designs mais intuitivos e acessíveis, permitindo que os usuários interajam com objetos de maneira mais natural e eficiente.

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Letra b.

Affordance termo oriundo do inglês, sem tradução atualmente no português brasileiro, mas que, neste contexto, poderia ser facilmente traduzido por "reconhecimento", é a qualidade de um objeto que permite ao indivíduo identificar sua funcionalidade sem a necessidade de prévia explicação, o que ocorre intuitivamente (por exemplo, uma maçaneta) ou baseado em experiências anteriores (por exemplo, os ícones de um programa de computador, os quais geralmente são escolhidos dentro do universo do nosso cotidiano, de acordo com a função a que se destinam originalmente). Quanto maior for a affordance de um objeto, melhor será a identificação de seu uso. O termo é utilizado em vários campos, como em psicologia de percepção, psicologia cognitiva, psicologia de ambiente, design industrial, interação homem-computador (I.H.C.), design de interação e inteligência artificial. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Affordance

b)affordance

Affordance indica características que comunicam ao usuário como um objeto pode ser usado e para quê. Um grande desafio de designers para atribuir affordance ao design de interfaces é a análise de modelos mentais, o que são esquemas que as pessoas usam para compreender e interagir com o mundo. 

 

gestalt - significa "forma" e é aplicação de formas para o design harmônico e coerente de interfaces. Os princípios para um bom gestalt é simplicidade, simetria, estabilidade e equilíbrio. 

ergonomia - é o estudo de relações homem-sistema cujo objetivo é desenvolver sistemas que ofereçam conforto e usabilidade aos usuários. Ergonomia pode ser entendida como a filosofia de criar sistemas que se adaptam ao homem levando em conta fatores como accessabilidade e convenções web para promover familiaridade e learnability com a interface. 

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