No que se refere às ideias e informações do texto, julgue o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q601922 Português

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue o item a seguir.

Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, o primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: A própria colonização do Brasil, ainda no século XVI, pode ser considerada marco da história da assistência jurídica, ou justiça gratuita, no país.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Período original: "...pode-se considerar marco da história da assistência jurídica, ou justiça gratuita, a própria colonização do país..."

Percebam que a partícula "se", no texto original, é apassivador, ou seja, indica o sujeito expresso na frase que no caso é: a própria colonização. Para entender melhor é só fazer a seguinte pergunta: o que pode-se considerar marco da historia ? resp: a própria colonização. 
Na assertiva, a ordem foi mudada, mas o sujeito continua sendo o mesmo. Como prova disso, basta fazer a pergunta acima, que a resposta será a mesma. 
Observem que nos dois casos o sujeito sofre a ação, desta forma, estão na voz passiva, sendo o primeiro na sintética (partícula "se") e o segundo na analítica (verbo "ser"). 
Notem que na frase original há um objeto direito, o que diferencia a partícula "se" de um pronome apassivador de um índice de indeterminação do sujeito (que teria um objeto indireto).
Espero ter ajudado.  

Gabarito: certo.


A proposta do item foi transformar a voz passiva sintética (texto original) em voz passiva analítica (reescritura), não havendo, com isso, prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto. 

:)

estranho, porém correto!

A questão fez a conversão de voz passiva sintética para analítica, perfeitamente cabível


... pode-se considerar


... pode ser considerada

Tivemos apenas a transformação da voz passiva sintética do texto ("No Brasil, pode-se considerar marco da história da assistência jurídica, ou justiça gratuita, a própria colonização do país") em voz passiva analítica: "A própria colonização do Brasil, ainda no século XVI, pode ser considerada marco histórico da assistência jurídica, ou justiça gratuita, no país".


O item está CORRETO, portanto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo