No terceiro parágrafo, a expressão “caixas de supermercado” ...
Leia o Texto 3 para responder à questão.
Texto 3
Menos plástico, mais amor
Eu provavelmente estava distraída quando os guardanapos das lanchonetes começaram a vir em invólucros de plástico. Você precisa abri-los antes de sujar as mãos, senão pode ser complicado demais. Embora essa questão seja importantíssima, o que me intriga de fato é em que momento e por que começamos a exagerar tanto no uso das coisas plásticas.
Vou chamar o fenômeno de hiperassepsia. Será que alguém morreu por um guardanapo contaminado, e eu não fiquei sabendo? E quanto ao copo descartável que acompanha a garrafa também descartável, nós precisamos mesmo dele? Talvez eu possa esboçar duas razões para esse excesso de itens destinados às lixeiras.
Em tempos de álcool gel, é natural que um dispensador de canudos nos pareça uma monstruosa colônia de germes. Melhor embalá-los um a um. No entanto, nesse exato momento, na França, há um funcionário recebendo uma nota de cinco euros e depois entregando um sanduíche a alguém com as mesmas mãos sem luvas. Isso pode causar nojo, mas revela mais sobre diferenças culturais do que reais riscos à saúde.
E o mais importante: o exagero dos plásticos parece estar ligado à tendência de querer agradar a qualquer custo. Só isso explica o que observo cotidianamente nos caixas de supermercado. Embora a maioria de nós seja capaz de pôr objetos dentro de uma sacola, temos empacotadores, instruídos a não colocar no mesmo saco uma pasta de dente e um pacote de biscoitos. A consequência é o uso de uma quantidade absurda de sacolas.
Na minha sacola de pano, sob os olhos atônitos do empacotador que acabo de dispensar, é claro que tudo vai misturado. Continuo viva.
Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/literatura-em-movimento/menos-plastico-mais-amor/>. Acesso em: 19 set. 2024. [Adaptado].
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No terceiro parágrafo, a autora menciona as "caixas de supermercado" como parte de uma reflexão sobre o uso excessivo de plásticos e sacolas. Ao usar essa expressão, ela está se referindo, de maneira figurada, ao processo de empacotar as compras, ou seja, ao ato de colocar os produtos dentro de sacolas no caixa do supermercado.
Dessa forma, a expressão "caixas de supermercado" está sendo usada de maneira figurada, pois não está apenas se referindo ao lugar físico onde as compras são embaladas, mas ao processo em si, que envolve o uso excessivo de embalagens, como sacolas plásticas.
A alternativa correta, portanto, é:
A - figurado.
Ao pessoal que colocou a opção "Denotativo", não é a alternativa viável, porque refere-se ao sentido literal, assim como está no dicionário. No texto, fala-se sobre as ações realizadas nos caixas de supermercados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo