No fragmento: “No que tange ao desperdício de água, o Brasi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IBGE Prova: IBADE - 2020 - IBGE - Recenseador |
Q1140095 Português

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



No fragmento: “No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição.” A palavra destacada é classificada como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em questões de classificação gramatical, você deve aplicar o seguinte conhecimento: gramaticalmente, as palavras são agrupadas em variáveis, que se flexionam em gênero e número, e invariáveis, que não vão para o plural, nem se alternam entre masculino e feminino. Assim, fazem parte das classes gramaticais variáveis os verbos (número e pessoa), substantivos, adjetivos, numerais, artigos (gênero e número) e pronomes (gênero e/ou número); já os advérbios, as conjunções, as preposições e as interjeições não apresentam nenhum tipo de variação. Para verificar em qual dos grupos a palavra em análise se encontra, basta testar se ela sofre algum tipo de variação. Vejamos:
“o Brasil, segundo o Ministério (...)" – neste fragmento, a palavra “segundo" não vai para o plural, nem para o feminino, caso, nessa testagem, supuséssemos que a terminação “-O" fosse marca de masculino. Isso porque não poderíamos reescrever algo como “o Brasil, segundo(s) o Ministério (...)", ou ainda, “o Brasil segunda(s) o Ministério (...)", pois, neste contexto, “segundo" não significa contagem numérica e, portanto, não poderia ser substituído por um numeral, isto é, outra palavra de mesma classe gramatical. Nesse caso, fica evidente que termos como “conforme" e “de acordo com", por exemplo, poderiam ser considerados sinônimos de “segundo", o que os identificaria como termos de mesma classe ou classificação gramatical. Se assim são reconhecidos, é porque possuem:
(a) o mesmo comportamento estrutural (variação ou não variação de gênero e número): não variam em nenhum aspecto.
(b) a mesma função semântica (papel quanto ao significado): expressam sentido de conformidade, mas não de contagem numérica.
(c) o mesmo papel textual (função no interior dos textos): ligam orações e termos oracionais.

Vejamos as opções:
A) numeral. ERRADA. Como vimos de acordo com os critérios de reconhecimento de classificação gramatical, “segundo" não pode ser numeral, porque não varia; não expressa contagem e, nos textos, não organiza sequencialmente dados ou informações.

B) artigo. ERRADA. Os artigos são classes gramaticais variáveis e, como analisamos, “segundo" é invariável. Além disso, os artigos possuem um papel textual bem padronizado: eles acompanham substantivos ou termos substantivados para marcar a noção de gênero e número, bem como os sentidos de definido e indefinido, como, respectivamente, em: o sábio X um sábio.

C) conjunção. CORRETA. Os elementos gramaticais que são invariáveis, expressam sentidos lógicos, além de ligarem orações e termos orações, são as conjunções. “Segundo" é uma conjunção de conformidade porque liga termos e estruturas que expressam ideia de acordo, conformação. 
D) verbo. ERRADA. Verbos variam em número e pessoa, apresentando um modelo ou paradigma de flexão, de acordo com esses conceitos. Não é o caso de “segundo".

E) pronome. ERRADA. Os pronomes são termos que, em maioria, variam em gênero e número ou em um desses aspectos. Podem acompanhar e substituir os substantivos ou termos substantivados, o que não é o caso de “segundo".

Resposta: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

?  ?No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição.? (=temos, em destaque, uma conjunção subordinativa conformativa, ela equivale à conjunção "conforme").

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

Conjunção Subordinativa Conformativa, pois expressa o sentido de conformidade.

GAB/C

POLICIA PENAL GO 2020!!!

expressam conformidade:

Segundo, Consoante, conforme..

eles agiam consoante as diretrizes do mestre.

Sucesso!

Assertiva c

 segundo = conjunção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo