A avaliação da fertilidade química dos solos é de utilidade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3053523 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A avaliação da fertilidade química dos solos é de utilidade para a definição das quantidades e tipos de fertilizantes, corretivos e manejo geral que devem ser aplicados ao solo, visando à manutenção ou à recuperação de sua produtividade.
Com base no conhecimento de fertilidade e manejo adequado do solo, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A acidez superficial dos solos, caracterizada pelo excesso de íons H+ e Al3+ na sua composição, concomitante pelos baixos teores de Ca2+, afeta o desenvolvimento radicular, a absorção dos nutrientes e o crescimento das plantas, refletindo diretamente em uma menor produtividade.
( ) Se a maior parte da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo estiver ocupada por cátions como Ca2+, Mg2+ e K+ , podese dizer que esse é um solo bom para a nutrição das plantas.
( ) No geral, comparativamente aos solos cultivados sob condições tropicais, os solos cultivados em condições temperadas são mais profundos, com elevada CTC (Ca, Mg, K, Na), com grande capacidade de imobilizar P, maior capacidade de trocar ânions SO42- , PO42- , NO3- e CI- , bem como menos ácido.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas