As permissões de acesso protegem o sistema de arquivos do Li...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - leitura, escrita e execução (r,w,x).
No Linux, o sistema de permissões é uma das peças fundamentais para a segurança e controle de acesso aos arquivos e diretórios. Ele permite determinar quem pode ler, modificar ou executar os arquivos. As permissões são definidas para três tipos de usuários: o proprietário do arquivo, o grupo ao qual o arquivo pertence e outros usuários do sistema.
As permissões são comumente apresentadas em três conjuntos, seguindo a ordem:
- Leitura (r): permite visualizar o conteúdo do arquivo ou listar os conteúdos do diretório.
- Escrita (w): permite modificar o conteúdo do arquivo ou adicionar/remover arquivos de um diretório.
- Execução (x): permite executar o arquivo como um programa ou script, ou acessar o diretório e realizar operações dentro dele, dependendo das outras permissões.
A sequência de permissões (r,w,x) é a maneira padrão e lógica de apresentar e lembrar as permissões, pois ela segue tanto a lógica de leitura antes de escrita, quanto a ideia de que para a maioria das tarefas de manipulação de arquivos (como modificar um arquivo), é necessário primeiro ter a capacidade de ler esse arquivo. Além disso, é a sequência mais comumente encontrada em documentações e comandos do Linux, como no comando chmod
(change mode), que é usado para alterar as permissões de arquivos e diretórios.
Entendendo esses conceitos, você pode manipular as permissões de forma segura e eficiente, protegendo seus arquivos e diretórios de acessos indevidos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As permissões de acesso a um arquivo/diretório podem ser visualizadas com o uso do comando ls -la. As 3 letras (rwx)[ lembrando que essa é a ordem de permissões usada para proteger os arquivos/ diretórios de acessos indevidos, o que remete a alternativa A como a correta ] são agrupadas da seguinte forma:
-rwxrwxrwx gleydson users teste (Este é um exemplo que será explicado a seguir ) Segue uma explicação cada parte para entender o que quer dizer os 10 caracteres[-rwxrwxrwx] acima (da esquerda para a direita):
- A primeira letra diz qual é o tipo do arquivo. Caso tiver um "d" é um diretório, um "l" um link a um arquivo no sistema (veja [ch-cmdv.html#s-cmdv-ln ln, Seção 10.4] para detalhes) , um "-" quer dizer que é um arquivo comum, etc.
- Da segunda a quarta letra (rwx) dizem qual é a permissão de acesso ao dono do arquivo. Neste caso gleydson ele tem a permissão de ler (r - read), gravar (w - write) e executar (x - execute) o arquivo
teste
.
- Da quinta a sétima letra (rwx) diz qual é a permissão de acesso ao grupo do arquivo. Neste caso todos os usuários que pertencem ao grupo users tem a permissão de ler (r), gravar (w), e também executar (x) o arquivo
teste
.
- Da oitava a décima letra (rwx) diz qual é a permissão de acesso para os outros usuários. Neste caso todos os usuários que não são donos do arquivo
teste
tem a permissão para ler, gravar e executar o programa.
R W X
R - Leitura Read
W - Escrita (Gravação) Write
X - Execução Execute
O UNIX usa uma abordagem bem mais simplificada para controle de acesso, que considera basicamente 3 tipos de usuários e 3 tipos de permissões:
- Usuários: o proprietário do arquivo (User), um grupo de usuários associado ao arquivo (Group) e os demais usuários (Others).
- Permissões: ler (Read), escrita (Write) e executar (eXecute).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo