Sobre as características das espécies dos grupos sucessionai...
I- Comumente apresentam sementes de tamanho grande, as síndromes de dispersão mais comuns são zoocoria e barocoria, a viabilidade é pequena e estão sujeitas à predação, a dormência é rara, as plantas se regeneram e se desenvolvem à sombra, apresentam crescimento vegetativo lento, com alto porte e ciclo de vida longo ou muito longo; a maior parte forma a associação simbiótica micorrízica.
II- Apresentam sementes de tamanho pequeno e produzidas em grande quantidade, a síndrome de dispersão típica é a anemocoria, a sua viabilidade é alta e compõem o banco de sementes; as plantas são intolerantes ao sombreamento, apresentam crescimento vegetativo rápido, com pequeno porte e ciclo de vida curto, é rara a associação simbiótica conhecida como micorriza.
III- Apresentam sementes de todo tamanho, a maior produção ocorre com iluminação adequada da copa, as mais diversas síndromes de dispersão estão presentes, a viabilidade é variável e algumas irão compor o banco de plântulas; as plantas se desenvolvem a pleno sol até o sombreamento permanente, apresentam crescimento rápido, com porte variável e ciclo de vida de médio a longo.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
I - Espécies Clímax
II- Espécies primárias ou pioneiras, que possuem um crescimento rápido (atingindo rapidamente o dossel), necessitando de maior iluminação para seu crescimento, com um ciclo de vida reduzido e produzem uma grande quantidade de sementes, que ficam bastante tempo no solo esperando melhores condições para se desenvolverem. Essas espécies crescem melhor após algum distúrbio no ecossistema, como a abertura de uma clareira na floresta.
III- Espécies Secundárias (inicial ou tardio)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo