Com base no texto 'QUALIDADE DA EDUCAÇÃO', leia as afirmati...
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Por Eduardo de Freitas Equipe Brasil Escola
São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6º ano do Ensino Fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever.
Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar.
Em setembro de 2006, um grupo de empresários e políticos, com a participação dos meios de comunicação em massa, firmou um compromisso denominado de Todos pela Educação. Nessa mobilização ficaram definidas algumas metas a serem alcançadas até 7 de setembro de 2022. São elas: todo indivíduo com idade entre 7 e 17 anos deverá estar na escola; todo indivíduo com idade de 8 anos deverá dominar a leitura; os alunos deverão ter acesso a todos os conteúdos correspondentes a sua série; todos os alunos deverão concluir as etapas de estudo (fundamental e médio); garantia de investimentos na Educação Básica.
NÚMEROS QUE RETRATAM OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
Hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula.
Para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino médio sem interrupção e apenas 11 chegam à universidade.
61% dos alunos do 5º ano não conseguem interpretar textos simples.
60% dos alunos do 9º ano não interpretam textos dissertativos.
65% dos alunos do 5º ano não dominam o cálculo, 60% dos alunos do 9º ano não sabem realizar cálculos de porcentagem.
Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2kYJpkL (acesso em 21/09/2019).
I. A partir da leitura do texto, é possível perceber que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar, no Brasil, estão fora da sala de aula. II. De acordo com o texto, o Brasil vem apresentando melhorias promissoras no setor educacional, pois os principais índices de qualidade da educação, como os indicadores de analfabetismo e desemprego, têm apresentado reduções expressivas nos últimos seis semestres. III. No texto, o autor defende a reforma da Educação Básica no Brasil. Para subsidiar seus argumentos, ele apresenta estatísticas relevantes que retratam as deficiências dos serviços públicos e privados no setor de ensino. Entre essas estatísticas, uma das mais relevantes, na ótica do autor, é a elevada taxa de desemprego no Brasil, a qual é um reflexo imediato da baixa capacidade de interpretação de textos e de domínio da matemática por parte dos educandos. IV. De acordo com o texto, mais de 98% dos estudantes brasileiros com idade igual ou superior a 14 anos dominam adequadamente a norma culta da língua portuguesa e as principais operações matemáticas. Esse número, na perspectiva do autor, ainda pode ser melhorado através de investimentos do Governo Federal nos sistemas de ensino municipais.
Marque a alternativa CORRETA: