As consultas que não conseguem ser atendidas pelo b...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: Quadrix Órgão: CRB-1 Prova: Quadrix - 2020 - CRB-1 - Bibliotecário-Fiscal |
Q1703286 Biblioteconomia
Com  relação  ao  atendimento  ao  usuário  da  informação,  julgue o item.
As consultas que não conseguem ser atendidas pelo bibliotecário de referência são chamadas de consultas residuais e devem ser apontadas na estatística de não atendimento do setor de referência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão aborda conceitos básicos sobre o processo de referência. 

As demandas apresentadas a um serviço de referências devem ser abordadas exaustivamente pelo bibliotecário, buscando atender ao máximo as necessidades do usuário. Contudo, em alguns casos as demandas dos usuários não podem ser atendidas ou são atendidas apenas parcialmente. 

A assertiva apresenta o caso das questões irrespondíveis, que devem aparecer nas estatísticas do serviço. Estas questões não podem ser respondidas por motivos diversos como a impossibilidade lógica ou a impossibilidade prática de respostas. 

As questões residuais mencionadas na assertiva referem-se a questões que apresentam incoerência lógica em seu conteúdo. Estas questões não apontam para uma resposta objetiva, mas podem ser trabalhadas pelo bibliotecário junto ao usuário para atingir o melhor resultado possível. 

Gabarito do Professor: ERRADO .

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Grogan (2001, p. 43):

Consultas residuais

[...]. São as questões que apresentam uma certa incoerência interna, alguma incoerência lógica a até mesmo alguma impossibilidade intrínseca, frequentemente imperceptível para o consulente. Exemplos: ‘onde fica o centro da Inglaterra?’, ‘como é que Jesus usava o cabelo?’.

É quase impossível categorizar essas questões de maneira útil. No entanto, quando surgem questões desse tipo, o fato de não poderem ter uma ‘resposta’ verdadeira não libera o bibliotecário de referencia ignorá -las. Ainda será preciso lidar com o consulente, e de maneira civilizada. [...]. Mas, em todos esses casos, o que o bibliotecário deve fazer é ter paciência para explicar, persuadir, convencer e despachar o consulente, se não mais informado ou mais sábio, pelo menos mais satisfeito.

Questões irrespondíveis. É claro que o mundo está repleto de questões para as quais não há resposta. Mesmo algumas das que acabamos de citar são do tipo que não tem uma resposta, o que os bibliotecários reconhecem graças à sua capacidade de raciocínio: uma impossibilidade lógica.

Existe uma segunda categoria de questões irrespondíveis que teoricamente teriam uma resposta, mas que imediatamente os bibliotecários reconhecem, baseados em seus conhecimentos e em sua experiência, que na prática são efetivamente irrespondíveis.

Gab. Errado

GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.

Gabarito: Errado.

As questões residuais são as questões que aparecem no serviço de referência que apresentam uma incoerência lógica em seu conteúdo. Apesar disso, os bibliotecários não devem ignorá-las. O bibliotecário deve explicar com paciência a incoerência da questão e fazer com que o usuário fique mais satisfeito.

Para mais conteúdo de Biblioteconomia para concursos acompanhe minha página no instagram: @evbarcelos.biblio

https://www.instagram.com/evbarcelos.biblio/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo