As consultas que não conseguem ser atendidas pelo b...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Grogan (2001, p. 43):
Consultas residuais
[...]. São as questões que apresentam uma certa incoerência interna, alguma incoerência lógica a até mesmo alguma impossibilidade intrínseca, frequentemente imperceptível para o consulente. Exemplos: ‘onde fica o centro da Inglaterra?’, ‘como é que Jesus usava o cabelo?’.
É quase impossível categorizar essas questões de maneira útil. No entanto, quando surgem questões desse tipo, o fato de não poderem ter uma ‘resposta’ verdadeira não libera o bibliotecário de referencia ignorá -las. Ainda será preciso lidar com o consulente, e de maneira civilizada. [...]. Mas, em todos esses casos, o que o bibliotecário deve fazer é ter paciência para explicar, persuadir, convencer e despachar o consulente, se não mais informado ou mais sábio, pelo menos mais satisfeito.
Questões irrespondíveis. É claro que o mundo está repleto de questões para as quais não há resposta. Mesmo algumas das que acabamos de citar são do tipo que não tem uma resposta, o que os bibliotecários reconhecem graças à sua capacidade de raciocínio: uma impossibilidade lógica.
Existe uma segunda categoria de questões irrespondíveis que teoricamente teriam uma resposta, mas que imediatamente os bibliotecários reconhecem, baseados em seus conhecimentos e em sua experiência, que na prática são efetivamente irrespondíveis.
Gab. Errado
GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.
Gabarito: Errado.
As questões residuais são as questões que aparecem no serviço de referência que apresentam uma incoerência lógica em seu conteúdo. Apesar disso, os bibliotecários não devem ignorá-las. O bibliotecário deve explicar com paciência a incoerência da questão e fazer com que o usuário fique mais satisfeito.
Para mais conteúdo de Biblioteconomia para concursos acompanhe minha página no instagram: @evbarcelos.biblio
https://www.instagram.com/evbarcelos.biblio/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo