Sobre a classificação de sítios florestais no manejo de flor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1958793 Engenharia Florestal
Sobre a classificação de sítios florestais no manejo de florestas plantadas, analise as afirmativas.

I- Uma característica relevante para utilizar a altura dominante em detrimento da altura média na classificação de sítios florestais está associada à resposta ao desbaste por alto.
II- O índice de sítio é a denominação da medida quantitativa da qualidade do sítio com base na altura das árvores dominantes em uma idade índice.
III- As curvas monomórficas na classificação de sítios supõem que a tendência de crescimento em altura dominante entre os sítios seja igual e as curvas geradas para classificação sejam equidistantes em cada idade.
IV- A qualidade do sítio é a soma total dos fatores edáficos, biológicos e climáticos que afetam as plantas, ou seja, a soma dos fatores efetivos cuja dominância pode variar.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A determinação da qualidade de sítio pode ser feita através de métodos:

1. Diretos: quando a capacidade produtiva é medida através do crescimento da floresta.

Avaliação por meio da relação altura dominante e idade: é o método mais prático e consistente, pois para a maioria das espécies, áreas de alta capacidade produtiva são também aquelas cujo crescimento em altura é elevado, podendo-se inferir que existe correlação significativa entre a altura dos indivíduos dominantes do povoamento e a capacidade produtiva do lugar.

2. Indiretos: quando a capacidade produtiva é estimada a partir de atributos do sítio.

Avaliação da qualidade do lugar pela vegetação indicadora: as plantas ou as comunidades de plantas estão associadas à qualidade do sítio (local).

FONTE: (MATERIAL DO ESTRATÉGIA CONCURSOS)

Nesse método de desbaste são selecionadas as árvores que apresentam maior desenvolvimento do estrato (ou seja, maior altura), mas não demonstram níveis elevados de dossel e nem de crescimento em diâmetro. Dessa forma, é dado lugar a árvores dominantes e/ou codominantes de diâmetros e dossel mais elevado para se manter até o final da rotação.

Cortam-se as árvores do estrato médio a superior do povoamento, com a finalidade de desafogar as dominantes e codominantes que interessa manter até ao final da rotação, isto é, os cortes são efetuados por cima, para abrir o estrato superior, favorecendo as árvores mais promissoras deste estrato. A finalidade deste método de desbaste é permitir que as árvores dos estratos inferiores venham atingir valor comercial.

Vale lembrar que há dois graus de intensidade no desbaste pelo alto, sendo eles leve e forte. Na intensidade leve são removidas todas as árvores mortas, a morrer, inclinadas, doentes ou com copas muito extensas.

Além disso, são retiradas a maior parte das dominantes que apresentam algum defeito ou bem conformadas que estão muito próximas e algumas das árvores codominantes.

Já na intensidade forte, além das árvores cortadas na intensidade leve, são cortadas outras de classe superiores que dificultam o crescimento das copas das árvores com maior aptidão para permanecer até o corte raso da floresta.

Fonte: https://www.ibflorestas.org.br/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo