A metodologia Conspectus foi idealizada para facilitar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: Quadrix Órgão: CRB-1 Prova: Quadrix - 2020 - CRB-1 - Bibliotecário-Fiscal |
Q1703304 Biblioteconomia
Julgue o item.
A metodologia Conspectus foi idealizada para facilitar, especificamente, o processo de desenvolvimento de coleções de pequenos centros de informação e de bibliotecas de pequeno porte.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão aborda conceitos relacionados ao desenvolvimento de coleções. 

Dentre a grande variedade de metodologias de desenvolvimento de coleções, a Conspectus, criada pela IFLA na década de 1980, é um método que aborda sistematicamente os itens da coleção de acordo com padrões pré -determinados. Esta metodologia indica os pontos fortes e fracos da coleção por meio do mapeamento dos itens e seus assuntos. 

O método Conspectus pode ser utilizado em bibliotecas de pequeno porte, porém, esta metodologia foi criada pensando no desenvolvimento de coleções em bibliotecas de grande porte e em rede. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Weitzel (2013, p. 59):

De acordo com a IFLA, Conspectus significa: uma visão geral ou e resumo da profundidade da coleção e da organização das coleções por matéria, por sistema de classificação ou por combinação de ambos. O Conspectus inclui também códigos padronizados para os níveis de coleção e idiomas dos materiais adquiridos (IFLA, 2001, p. 5).

Gab. Errado

WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.

Nesse ambiente, um grupo de bibliotecas que formavam o Research Library Group (RLG), aperfeiçoou o trabalho da ALA, invertendo a ordem dos níveis e acrescentando mais um nível – fora do escopo (out-of-scope). O grupo foi responsável pelo desenvolvimento do conceito e da infra-estrutura no começo dos anos 1980, que consistia, inicialmente, de um inventário em que era registrada a coleção existente especificando suas forças e intensidade, utilizando planilhas baseadas no esquema de classificação da Library of Congress (LC). Assim, foi criada a metodologia Conspectus para ser utilizada, principalmente em grandes bibliotecas.

CARIBÉ, Rita de Cássia do Valé Caribé. Conspectus: um método para o gerenciamento de coleções em bibliotecas. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf., Campinas, SP, v.12, n.1, p.39-60, jan/abr. 2014. ISSN 1678-765X. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo