A terapia fonoaudiológica pode se basear nas hierarquias imp...
A terapia fonoaudiológica pode se basear nas hierarquias implicacionais de traços distintivos originadas dos trabalhos de Jakobson (1972), que estudou a distribuição dos traços universais entre as línguas do mundo e propôs as Leis de Solidariedade Irreversível. Segundo Jakobson, no estado normal ou não marcado, existem relações entre os traços distintivos segundo as quais a ocorrência de um traço implica a ocorrência de outro.
Tomando por base as Leis Implicacionais, leia as afirmativas abaixo:
I. Considerando que todas as línguas têm consoantes anteriores, mas nem todas têm consoantes posteriores, a presença de consoantes posteriores pressupõe a existência de consoantes anteriores.
II. É possível prever a ordem de aquisição dos contrastes fonológicos pela criança, que adquire traços básicos ou não marcados antes dos mais complexos ou marcados.
III. A ocorrência de uma distinção fonética ou fonológica específica em um sistema de sons necessariamente implica a ocorrência de outras distinções no mesmo sistema.
IV. Em um programa de terapia que considere as leis implicacionais, o trabalho para a aquisição de propriedades difíceis ou complexas acarreta a aquisição de outras propriedades mais simples ou menos complexas.
São VERDADEIRAS as afirmativas: