Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2544689 Atualidades
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de Santiago de Chile, divulgado em maio de 2023, cerca de 57 mil pessoas morrem todos os anos de forma prematura, entre 30 e 69 anos, anualmente no Brasil por conta do consumo de alimentos ultraprocessados. Dada à relevância do assunto, considere as afirmativas a seguir.

l. Alimentos ultraprocessados são aqueles com formulação industrial, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro e sempre contém aditivos. O aumento de consumo desses alimentos está associado a mortes evitáveis.

Il. Campanhas de marketing em torno dos alimentos ultraprocessados e a subida de preços dos produtos frescos em relação aos ultraprócessados são apontados como fatores que levam à substituição de um pelo outro — essa situação tem mais impacto na população vulnerável.

III. Existem evidências suficientes nos estudos epidemiológicos que associam o aumento de consumo de ultraprocessados com o risco de se desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a probabilidade de morrer precocemente em decorrência de doenças cardiovasculares, câncer, diabete e doenças respiratórias crônicas.

IV. Segundo um estudo da Unicef no Brasil, publicado em 2021, o sabor é o principal motivo pelo qual as famílias fazem uso desse tipo de alimento, seguidas por motivações como o preço e a praticidade.



Está (ão) correta (s):
Alternativas