Em sua argumentação, Eduardo Giannetti compara a “pessoa afi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“A mudança climática em curso equivale a uma espécie de eletrocussão da biosfera”.
Quem é a vítima? No primeiro caso, a “pessoa afivelada a uma cama com eletrodos colados em suas têmporas”. No segundo caso, a biosfera, vítima de eletrocussão.
Errei por causa desse trecho: "O aquecimento global é fruto da alquimia perversa de incontáveis ações humanas, mas não resulta de nenhuma intenção humana."
Imagine uma pessoa afivelada a uma cama com eletrodos colados em suas têmporas. Ao se girar um botão situado em local distante, a corrente elétrica nos eletrodos aumenta em grau infinitesimal, de modo que o paciente não chegue a sentir. Um hambúrguer gratuito é então ofertado a quem girar o botão. Ocorre, porém, que, quando milhares de pessoas fazem isso − sem que cada uma saiba das ações das demais −, a descarga elétrica gerada é suficiente para eletrocutar a vítima. Quem é responsável pelo quê? Algo tenebroso foi feito, mas de quem é a culpa? O efeito isolado de cada giro do botão é, por definição, imperceptível − são todos “torturadores inofensivos”. Mas o efeito conjunto é ofensivo ao extremo. Até que ponto a somatória de ínfimas partículas de culpa se acumula numa gigantesca dívida moral coletiva? − O experimento mental concebido pelo filósofo britânico Derek Parfit dá o que pensar. A mudança climática em curso equivale a uma espécie de eletrocussão da biosfera.
Colegas, o texto deve ser interpretado de forma sistêmica.
Quando ele fala em pessoa afivelada sendo eletrocutada, está se referindo a algo que está sofrendo a ação de outras pessoas. No texto, o outro elemento que sofre as ações de outros fatores é a BIOSFERA, que é afetada pelos aspectos/motivos mencionados nas demais alternativas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo