Na frase – A continuarmos no mesmo ritmo, é provável que no...
Refrigerantes açucarados
A obesidade é a maior das ameaças à saúde do século 21.O tecido adiposo acumulado em excesso gera um processo inflamatório crônico que, somado aos hormônios e aos mediadores químicos produzidos e liberados no organismo da pessoa obesa, aumenta o risco de doenças cardiovasculares,metabólicas, pulmonares e de diversos tipos de câncer.
No Brasil, metade da população adulta está acima da faixa de peso saudável. Nos Estados Unidos, esse número ultrapassa 70%: cerca de 30% estão com excesso de peso, 30% são obesos e 10% sofrem de obesidade grave. A continuarmos no mesmo ritmo, é provável que nos próximos dez ou vinte anos estejamos na situação deles.
A característica mais assustadora dessa epidemia é o número crescente de crianças e adolescentes obesos, consequência do acesso ilimitado a alimentos de alta densidade energética e da vida em frente da TV e dos computadores.O impacto dessa nova realidade será tão abrangente, que a próxima geração provavelmente terá vida mais curta do que a atual, previsão demográfica que os avanços da medicina não conseguirão reverter. Os custos da assistência médica aos portadores das doenças crônicas associadas à obesidade arruinarão as finanças dos sistemas de saúde de países como o nosso.
O consumo de refrigerantes e sucos açucarados é uma das maiores fontes de calorias ingeridas por crianças e adolescentes.Um levantamento mostrou que os adolescentes americanos consomem em média 357 calorias diárias dessa fonte. É possível que os nossos não fiquem para trás.
Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Amsterdã distribuiu refrigerantes com e sem açúcar para 641 crianças de 5 a 12 anos. As bebidas vinham sem nenhuma indicação no rótulo que permitisse à criança identificar se continham açúcar ou adoçante artificial. Depois de 18 meses, os que recebiam os refrigerantes com açúcar pesavam em média 1,02 kg a mais, apresentavam maior relação cintura/altura e maior quantidade de gordura no corpo. Isso mostra que as recomendações do Ministério da Saúde para que crianças e adultos evitem refrigerantes e sucos açucarados, além de aumentar os níveis de atividade física, devem ser levadas à sério.
(Drauzio Varella, www1.folha.uol.com.br, 15.12.2012. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos entender a função do termo "A" na frase: "A continuarmos no mesmo ritmo, é provável que nos próximos dez ou vinte anos estejamos na situação deles."
O tema gramatical abordado aqui é conjunções subordinativas, que são palavras que introduzem orações subordinadas e estabelecem relações de dependência entre elas. No caso, estamos lidando com uma expressão que indica uma condição.
Quando analisamos a frase destacada, percebemos que ela indica uma condição para que algo aconteça no futuro. A expressão "A continuarmos no mesmo ritmo" pode ser substituída por "Se continuarmos no mesmo ritmo", o que mostra que o evento subsequente depende dessa condição.
Portanto, a alternativa correta é: C - condição e equivale a Se.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - concessão e equivale a Embora: Concessão indica uma ideia de contraste, algo que não impede a realização de outra ação, como em "Embora chova, sairei de casa". Não é o caso aqui, pois não há contraste na frase.
- B - conformidade e equivale a Segundo: Conformidade indica que algo está de acordo com outra coisa, como em "Segundo as regras, ele está certo". Não há essa relação de acordo na frase destacada.
- D - contradição e equivale a Entretanto: Contradição sugere uma oposição ou um contraste, como em "Queria sair, entretanto estava cansado". A frase não expressa essa ideia de oposição.
- E - finalidade e equivale a Para: Finalidade expressa a ideia de objetivo ou propósito, como em "Ele estuda para passar no concurso". Aqui, não há uma intenção ou objetivo na frase.
Portanto, a alternativa C é a única que se alinha corretamente com a ideia expressa na frase, pois estabelece uma condição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Só substituir o que pede.
Se continuarmos
Letra C
Assertiva C
condição e equivale a Se.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo